O uso de materiais naturais no design do lar está em alta. Mármore, pedra, fibra e madeira na decoração conferem muito estilo e luxo para qualquer ambiente. Quando obtidos de forma sustentável, são materiais que não trazem danos ao meio ambiente — uma preocupação cada vez mais comum e justificada.

Confira neste post algumas dicas e ideias para usar tábuas, troncos e afins para criar lindos espaços na sua casa. Temos certeza de você vai gostar das sugestões!

Dicas para usar madeira na decoração

Painéis

Os painéis são uma forma criativa de usar a madeira na decoração, criando accent walls (paredes de destaque) que conferem muito estilo a qualquer ambiente. Você pode reutilizar tábuas ou antigos dormentes e criar um canto para o jardim vertical na sua varanda, ou mesmo como fundo para expor algumas de suas obras de arte.

Painéis também são ótimas alternativas para cozinhas, podendo ser colocados em um cantinho charmoso para tomar o café da manhã em família. Ou mesmo em um pequeno banheiro, na coluna atrás do espelho ou vaso, criando linhas horizontais para dar uma maior sensação de espaço.

Pisos

O piso é um dos usos mais clássicos para esse material. Só que ele não precisa ficar escondido embaixo dos móveis e tapetes, ele pode ser um elemento de destaque e personalidade, com desenhos e padrões de parquet, por exemplo.

No projeto do quarto de casal, usar a madeira na decoração ajuda a criar a sensação de aconchego e atmosfera romântica (fundamental para passar momentos gostosos com a pessoa amada), bem como oferecer uma boa sensação para os pés na hora de levantar da cama e começar o dia.

Divisórias

Quem gosta do open concept (sem paredes) no lar pode contar com as divisórias vazadas como uma forma leve e estilosa de proporcionar um pouco de divisão para amplos espaços. A madeira é versátil o suficiente para conseguir lindos efeitos, sem bloquear a passagem da luz.

É possível criar padrões geométricos (linhas, quadrados, círculos) ou tomar inspiração na icônica cadeira “Favela”, dos Irmãos Campana, usando pedaços de madeira de forma abstrata e criar uma obra de arte única.

Cuidados para usar o material

É importante lembrar que o uso da madeira na decoração não está ligado apenas à ambientes rústicos. Dependendo do projeto, é possível adaptar esse material aos mais diferentes estilos, do escandinavo ao mineiro.

Mas, assim como é importante saber como usar o material para o design perfeito, é necessário se preocupar com a sua origem. Use somente aquelas que têm o selo FSC, que garantem produção e extração sem agredir a natureza.

Aposte também na reutilização. Os mais modernos, inclusive, têm incluído o pallet na casa, utilizando essas estruturas como mesas, camas e sofás. Quem tem crianças pode usá-los para criar espaços divertidos e despretensiosos, próprio para as aventuras e brincadeiras dos pequenos.

Contudo, atenção à manutenção. Na hora de comprar, não deixe de pesquisar e perguntar sobre quais produtos usar, modo de limpar e de quanto em quanto tempo é preciso fazer tratamentos para evitar cupins, brocas, ou mesmo o ressecamento.

Se vai usar madeira na área externa, o cuidado deve ser ainda maior, já que a exposição ao tempo pode danificar rapidamente uma peça feita para uso interno.

Agora que você já aprendeu formas de usar a madeira na decoração, é hora de pesquisar e dar asas à imaginação, criando algo que reflita sua personalidade e bom gosto, deixando as visitas de queixo caído.

Que tal ajudar outras pessoas que também estão em busca de dicas preciosas para a decoração do lar? Não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e marcar seus amigos!