O mês de junho no Brasil é dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue: um gesto simples, rápido e praticamente indolor. Vamos falar mais desse assunto a seguir. Continue a leitura.

JUNHO VERMELHO: A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

Você sabia que cada doação de sangue pode salvar até 04 vidas? Esse fato é muito interessante, mas infelizmente grande parte da população brasileira não tem como hábito fazer a doação. No Brasil, existem 27 hemocentros e mais de 500 serviços de coleta, tanto na rede pública quanto na privada. 

Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 3,5 milhões de brasileiros realizam transfusões de sangue todos os anos, daí vem a importância da doação e abastecimento dos estoques.

SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO JUNHO VERMELHO

No dia 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, por isso o mês de junho foi o escolhido para abordar esse assunto. Uma outra curiosidade sobre a doação é que para realiza-la não é necessário estar em jejum e não há porque ter medo: o procedimento é nada mais e nada menos que uma picadinha de agulha no braço, semelhante à utilizada no exame de sangue comum. 

Além disso, uma pessoa adulta tem cerca de 5 litros de sangue no corpo e são coletados no máximo 450 ml na hora da doação. É uma quantidade bem pequena, mas suficiente para ajudar a quem precisa. O intervalo entre uma doação e outra é de 02 meses para os homens e 03 meses para as mulheres. 

QUEM PODE APOIAR O JUNHO VERMELHO E DOAR SANGUE?

Adultos saudáveis, de 16 a 69 anos, com peso acima de 50 kg, estão aptos para a doação. E para realizar com sucesso é necessário apenas comparecer ao hemocentro apresentando documentos pessoais e muito amor no coração.

Vale lembrar que devido a pandemia do Coronavírus, não está sendo recomendada a aglomeração, especialmente em locais que têm como objetivo serviços de saúde. Se você é de Goiânia, visite o site www.hemocentro.org.br, confira os avisos de funcionamento do Hemocentro e agende a sua doação para fazê-la com o máximo de segurança.

Nós da EuroAmérica apoiamos totalmente o Junho Vermelho e incentivamos nossos colaboradores e parceiros a realizarem a doação, desde sempre. Outro fato importante é que sempre nos envolvemos em campanhas e produzimos conteúdos voltados para a saúde da sua família. Continue acompanhando mais textos educativos aqui no nosso blog!