A compra de um imóvel é sempre um momento extremamente importante, já que se trata de um investimento a longo prazo. No entanto, para acertar na escolha do apartamento ideal é preciso levar em consideração uma série de fatores e detalhes, que muitas pessoas acabam esquecendo devido à ansiedade de realizar logo o sonho de adquirir uma residência.

É fundamental analisar com bastante atenção as suas opções para evitar futuros arrependimentos. Por isso, neste artigo apresentaremos o que precisa ser levado em conta para que seu novo lar atenda perfeitamente às suas necessidades e também às da sua família. Continue com a leitura!

Observe bem a localização

Uma boa localização é um conceito bastante subjetivo, afinal, depende das suas necessidades e do seu perfil como morador. No entanto, há pontos que devem ser considerados por todos, a saber: proximidade de farmácias, mercados, lojas de conveniência. Além disso, é importante analisar as opções de lazer e a infraestrutura, a fim de optar pela região que melhor lhe atende.

Observe também o trânsito no local e qual a trajetória até os lugares que você costuma frequentar. Faça a visita em dias e horários diferentes. Dessa forma, é possível perceber como é a movimentação no lugar, incluindo tráfego, barulho e comportamento dos outros moradores.

Pesquise sobre a segurança no local

Ao observar a localização, não esqueça de prestar atenção sobre a segurança da região. Simples visitas não serão o suficiente. Portanto, peça informações a outras pessoas que já moram na região há algum tempo e também aos comerciantes.

Verifique se há monitoramento nas ruas, como é a movimentação e se há muitos lugares desertos. Pesquise se a taxa de criminalidade é alta e também se há muitos acidentes de carro nos trajetos que você precisará percorrer com maior frequência.

Não se esqueça de analisar a incidência solar

Esse ponto é fundamental para ter um lar bem arejado, com temperatura amena e sem umidade. Quando a moradia está voltada para o sul, recebe luz direta do sol somente na parte da manhã durante o verão; para o norte, recebe durante o ano todo.

Porém, dependendo do lugar, a moradia ficaria quente demais ao receber sol durante o dia todo. Por isso é importante encontrar um meio termo, sem umidade e que receba a incidência solar correta para ter um clima agradável em seu interior. Um apartamento voltado para o leste é o ideal.

Tenha em mente suas reais necessidades

Conhecer suas necessidades e desejos ajudarão muito na escolha do apartamento ideal. Por isso, defina quais cômodos são mais importantes e seus respectivos tamanhos. Por exemplo: uma sala de estar com sacada, suíte com banheira, escritório para trabalhar em casa, dentre outros.

Também é imprescindível pensar a longo prazo e projetar as necessidades futuras, como: se há planos para a família aumentar, adoção de bichinhos de estimação, se a garagem é grande o bastante caso haja expectativa de comprar mais um automóvel.

Enfim, para não errar na escolha do apartamento ideal é fundamental analisar com bastante cuidado a localização — infraestrutura, acessibilidade, segurança, e incidência do sol. Também é preciso conciliar as necessidades e desejos atuais com os futuros. Levando em conta tudo isso, certamente você encontrará um lugar do jeito que sempre sonhou em morar com a família!

Se você gostou deste post, então não deixe de assinar nossa newsletter. Dessa forma, receberá tudo sobre decoração, estilo de vida e dicas de como encontrar o melhor local para viver!