A sala é um dos lugares principais da casa, é onde a família se reúne, onde você recebe seus amigos para aquele filme no final de semana. Sendo assim, estamos falando de um ambiente da casa que precisa ser confortável e aconchegante e nada melhor do que um bom tapete para oferecer esses benefícios.

Para não se arrepender da compra, é importante conhecer um pouco mais sobre o assunto e entender como escolher tapete para sua sala. Veja abaixo as nossas dicas e faça o seu dinheiro valer a pena na hora da compra.

Tamanho

Esse é um ponto muito importante na hora de fazer a sua escolha, pois o tapete tem que ter o tamanho exato do espaço da sua sala ou então um que fique proporcional à mesa de centro, por exemplo. Não importa de qual material ele será feito, é muito importante que o tamanho seja adequado.

Uma forma prática de evitar comprar o tapete errado é que ele deve ter, pelo menos, a largura do seu sofá. Assim, tendo as medidas desse móvel fica mais fácil de encontrar o tapete do tamanho mais adequado.

Cores

Pode parecer estranho, mas na hora de encontrar o tapete ideal para sua sala você também precisa levar em conta o tamanho dela. Cores escuras costumam deixar o local menor, nesse caso, eles são ideais para salas amplas.

Para quem quer dar um toque a mais na sala, pode apostar nas cores mais vivas como amarelo e vermelho, mas desde que não cause um desequilíbrio visual no ambiente.

Quer ser mais prático na hora de escolher a cor para o tapete da sala? Então, pode apostar em branco, cinza ou bege que não tem erro.

Material

Esse é um item de muita importância. Aqui, você precisa analisar se tem problemas como alergia e rinite já que os materiais mais felpudos costumam juntar poeira como os feitos de poliéster.

Se quiser uma opção que dure por mais tempo e que possa ser encontrada nas mais diversas cores, os tapetes de lã são a melhor escolha. Porém, eles são um pouco mais caros.

Uma opção mais barata e que possui uma textura muito parecida, são os tapetes de acrílico e que também são fáceis de limpar.

Estilo de decoração

Obviamente o tapete escolhido precisa combinar com a decoração da sua casa e com o estilo que ela apresenta.

Por exemplo, um ambiente mais rústico, pode caber um tapete feito de crochê. Para uma decoração mais moderna, os tapetes em formatos geométricos são as melhores opções. Cores como preto, cinza e gelo também oferecem um ar de modernidade ao local.

Para um ambiente mais clássico e tradicional, o tapete persa é a escolha perfeita, pois, assim como os itens mais tradicionais, não saem de moda.

Os tapetes, de uma forma geral, também conseguem oferecer uma melhor acústica, evitando ecos e outros barulhos do ambiente externo.

Quer uma dica de funcionalidade que vai ajudar muito, especialmente se você tem idosos e crianças em casa? Use uma fita adesiva dupla face na parte de baixo do tapete. Cole em todas as bordas, evitando assim que as pontas fiquem para fora.