Cheirinho de bolo no forno, jantares românticos e ótimos momentos divididos com família e amigos são algumas das memórias que a maioria de nós tem — ou quer ter — no lar. Por isso, a decoração de cozinha vem ganhando tanta importância na atualidade, integrando-se ao living e fazendo com que a preparação dos alimentos seja uma gostosa parte da rotina.

Continue a leitura e descubra como fazer um lindo projeto que derrube as paredes entre o espaço do chef e o resto da casa!

Cozinha: o coração da casa

Atualmente, cada vez mais pessoas redescobrem o prazer envolvido na preparação dos alimentos. A tarefa, que antes ficava escondida, hoje ganha papel de destaque como parte do dia a dia e em momentos especiais.

Quer coisa pior do que cozinhar confinado, sem acesso ao que acontece fora dali? Interação e socialização são muito importantes! Por essa razão, os espaços integrados (também conhecidos como open concept) vêm se tornando uma proposta cada vez mais popular para decoração de cozinha, trazendo o coração da casa para junto do living.

Integração: tendência para decoração de cozinha

Sem paredes, fica mais fácil ver o que passa na televisão, prestar atenção aos filhos que brincam, conversar com o(a) companheiro(a) ou com as visitas. O mais legal da integração é que ela também é útil como proposta para maximizar espaços, dando uma gostosa sensação de amplitude (tão sonhada por quem mora em apartamentos).

Quem deseja evitar grandes obras na casa, pode aproveitar a oportunidade e investir em um novo lar, num condomínio que ofereça estrutura para a diversão e o bem-estar da família. Quem adquire um apartamento na planta pode solicitar à responsável pelo empreendimento a personalização do projeto, seja com uma meia parede para servir de bancada ou um espaço totalmente aberto para você escolher uma linda bancada.

Open concept: dicas de aplicação no seu lar

Agora que você já entendeu como funcionam os projetos de decoração de cozinha integrada, separamos algumas dicas para você montar a sua.

Escolha assentos versáteis e belos

A proposta mais comum para quem investe no open concept é dividir os ambientes com uma bancada, que vai servir para fazer refeições rápidas, tomar um cafezinho com amigos ou mesmo para ficar de olho nos pequenos enquanto eles estudam e você cozinha.

Como os assentos ficarão à vista, opte por modelos que não sejam apenas confortáveis, mas que sejam lindos. Cadeiras e bancos com costas com materiais diferentes (trançado, metais) são ótimas alternativas.

Escolha com cuidado pisos e cores

Uma dica importante diz respeito à composição dos espaços, cores e acabamentos. Se o objetivo é maximizar, a melhor opção é usar o mesmo piso em todo o ambiente. Tapetes podem ser usados para definir ou complementar cada área de maneira muito estilosa.

Outro cuidado está no uso das cores. Evite o colorido em excesso optando por apenas uma paleta para o ambiente. Pode ser interessante incluir um tom dramático (preto brilhante numa sala branca e em tons pastéis) nos dois cômodos com pequenos objetos e assim criar pontos focais elegantes e de união entre os espaços.

Adote um mesmo estilo

Para um belo projeto de decoração de cozinha integrada, fique atento à escolha do estilo. O mais comum é que o design do living seja usado como modelo para todo o espaço. Por exemplo: se os seus móveis são vintage, com pés palito e linhas retas, a cozinha deve seguir a tendência na escolha dos eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis e armários.

Agora que você já descobriu como fazer uma decoração de cozinha a partir do open concept, comece sua pesquisa para descobrir como elaborar um projeto único para o seu lar. Use a criatividade e crie algo de muito bom gosto, refletindo a sua personalidade.

Está à procura de um novo imóvel para acomodar melhor a família e aproveitar os benefícios de um belo condomínio no Parque do Cerrado? Entre em contato conosco!

EuroPark Parque da Tijuca | Integração Cozinha, Sala e Varanda com 65m²