Quando o assunto é decoração para quartos de meninas, uma das primeiras coisas que as pessoas costumam — ou, pelo menos, costumavam — pensar é em investir para criar um verdadeiro quarto de princesa.

No entanto, esse conceito pode ser considerado um pouco ultrapassado. Seja porque se tornou clichê ou porque, hoje em dia, nossas meninas têm interesse em serem muito mais do que delicadas princesas.

Pensando nisso, juntamos algumas dicas para ajudar você a conciliar o clássico quarto de princesa com a nova onda de empoderamento, criando para sua pequena um ambiente que foge do convencional mas, que é, ainda assim, feminino e delicado. Confira!

1. Aposte em cores neutras

O rosa é uma cor linda, mas não é a única opção na hora de decorar um quarto feminino. Pensando em longo prazo, é até possível que, eventualmente, a menina decida que não gosta de rosa. Afinal, crianças e adolescentes passam por muitas fases diferentes ao longo de seu crescimento.

Por isso, o uso de cores neutras, além de dar um toque sofisticado ao ambiente, é também a escolha mais prática.

2. Fuja do óbvio

O problema não é a temática de princesa em si, mas a utilização de elementos que já estão ultrapassados. Coroas, por exemplo, são símbolos-chave, mas não devem ser a única coisa a ser explorada. Por que não optar por uma grande arte na parede de um belo castelo? Ou usar um tom leve de azul como o principal na decoração?

A intenção é que o quarto dos seus filhos seja único, ainda que com um tema clássico.

3. Invista nos detalhes

São as pequenas coisas que podem fazer toda a diferença no ambiente. Procure escolher móveis com estilo mais romântico para garantir que o local passe a ideia de um castelo, por exemplo. Camas com dossel e penteadeiras clássicas dão um toque especial e charmoso à decoração, assim como babados e cortinas longas.

4. Abuse da criatividade

Para quartos infantis, deve-se considerar a funcionalidade de móveis na hora de comprá-los. Crianças não costumam ligar tanto quanto nós para o fato de algo ser esteticamente bonito, mas sim se elas podem utilizá-lo em suas brincadeiras.

Vale tudo: escorregadores, um segundo andar acima da cama em formato de castelo, móveis que incorporem seus brinquedos como parte da decoração e muito mais — desde que seja divertido.

5. Considere outros personagens

Não há nenhuma regra que diga que um quarto de princesa deve ter apenas imagens das princesas clássicas. Muito pelo contrário!

Personagens mais modernas estão fazendo a cabeça da criançada. A Cinderela está dando espaço para a Moana e a Elsa virou febre desde o momento em que Frozen chegou aos cinemas. Ambas são ótimos exemplos de independência e poder feminino.

Além disso, com a moda de filmes de super-heróis, também vemos cada vez mais meninas interessadas em super-heroínas como a Mulher Maravilha. Vale a pena incluí-las na decoração da sua pequena.

6. Conheça mais sobre quartos montessorianos

Se a intenção é empoderar nossas princesas, isso pode ser feito desde o início. Quartos montessorianos nada mais são do que quartos para bebês, não para adultos. Os móveis e objetos ficam na altura dos olhos da criança, promovendo o desenvolvimento de sua autonomia e liberdade de forma simples e segura.

Com tudo ao alcance da criança, quartos nesse estilo estimulam a autoeducação e são um grande incentivo na criação de meninas fortes, independentes e confiantes.

Gostou das dicas para criar um quarto de princesa super original? Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais para ajudar outras mães e pais a fazerem o mesmo?