Não se pode dizer que a aquisição de um imóvel seja um processo simples. Desde a prospecção da casa ou do apartamento que se deseja até a finalização da compra, há uma série de etapas que devem ser vencidas, cada uma delas com normas e procedimentos específicos.

Apesar disso, muita gente, mesmo sem experiência no mercado imobiliário, acredita que é possível fechar o negócio diretamente com o proprietário, dispensando auxílio profissional. O resultado disso pode ser desde a frustração por um negócio desfeito até prejuízos para o bolso.

Confira, neste post, por que é importante contar com uma consultoria imobiliária na hora de adquirir o seu imóvel e entenda como o suporte de um profissional pode garantir segurança e tranquilidade durante a transação.

Riscos da negociação por conta própria

A aquisição de um imóvel é um negócio que exige uma série de avaliações para que se possa garantir a legalidade e a viabilidade da transação. Além de certificar-se de que as condições propostas são compatíveis com o mercado, é preciso ter certeza de que não há impedimentos que comprometam a compra.

Sem o suporte de uma consultoria, são grandes os riscos que quem compra pode correr. E não se trata apenas de saber avaliar o imóvel. A experiência do consultor é essencial para identificar problemas como falhas no registro do imóvel, divergências quanto à sua posse, ou dívidas atreladas ao bem, por exemplo.

Este tipo de embaraço pode impedir a transferência do imóvel ou, até mesmo, imobilizar o capital investido. E, sem um conhecimento adequado dos trâmites do mercado imobiliário, não é difícil se surpreender com problemas.

Confira algumas formas com as quais a consultoria imobiliária pode auxiliar na negociação:

Orientação durante a negociação

Desde a prospecção do imóvel desejado até os procedimentos para a transferência de propriedade do bem, é missão do consultor conduzir as ações dos clientes. Ele deve informar a quem compra sobre as possibilidades de direcionamento do negócio, apontar riscos e sugerir as melhores opções.

O consultor sempre visa atender os desejos dos clientes dentro das possibilidades do mercado, indicando os melhores caminhos para a concretização do negócio.

Cuidado com a parte jurídica do negócio

A compra de um imóvel envolve uma série de cuidados jurídicos, que podem ser coordenados pela consultoria imobiliária. Este processo vai desde a avaliação da documentação do imóvel, passa por uma varredura em busca de eventuais dívidas e culmina com o encaminhamento da documentação inerente ao negócio.

Assim, o consultor vai auxiliar a confeccionar o contrato de compra e venda do imóvel, reunir os documentos necessários para a transferência e providenciar o registro da troca de propriedade no cartório do registro de imóveis.

Auxílio direto na negociação

Mesmo quando a transação parece ser tranquila, diferenças entre as partes podem tornar a negociação mais complexa que o necessário, dificultando ou, até mesmo, inviabilizando o negócio.

Com experiência e conhecimento do mercado, o consultor imobiliário pode guiar as negociações entre as partes, desonerando quem compra o imóvel de um eventual desgaste. O resultado é um negócio fechado com mais transparência e agilidade.

Estes são alguns dos benefícios que você pode obter ao optar pelo apoio de uma consultoria imobiliária no momento de adquirir o seu imóvel. Lembre-se que a contratação desse suporte deve ser encarada como um investimento que tratá tranquilidade e não como uma simples despesa extra.

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário e sobre nossos empreendimentos? Então assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!