Muitas vezes, ao escolhermos um imóvel, priorizamos por localização, conforto e segurança. Mas esquecemos de um grande detalhe: a iluminação. 

Não precisamos ir muito longe para descobrirmos que esse detalhe escapa à maioria da das pessoas, o que é um grande erro! Você sabia que a iluminação natural no apartamento proporciona diversas vantagens como valorização do imóvel, diminuição dos gastos e também pela sua qualidade de vida?

Mas a grande pergunta é: Por que na hora de escolher um imóvel nós negligenciamos a iluminação natural no apartamento? Continue lendo este artigo e descubra! Nele daremos dicas para que você saiba exatamente como escolher um apartamento.

 

O que é uma iluminação natural?

Por mais que pareça algo simples, a iluminação natural no apartamento é muito mais que a luz do sol entrando pela janela. Ao escolher um imóvel, você precisa considerar fatores como: horário da incidência solar principais cômodos e ambientes de incidência, conforto térmico decorrente, predominância solar e cada estação do ano, entre outros.

 

Face Sombra – Nascimento do sol (sol da manhã)

Sabemos que o sol da manhã é mais ameno, por isso esse fator é importante. Os apartamentos que são direcionados para este lado terão a garantia de um ambiente mais fresco.

Trajeto ao longo do dia

Pelo trajeto ao longo do dia, você saberá se o apartamento receberá luz e calor durante o dia todo ou apenas em alguns momentos.

Face Sol – Posição do sol no fim do dia (sol da tarde)

Como sabemos, o sol da tarde é o mais quente do dia. O apartamento que tiver maior incidência de luz solar neste período, será mais quente durante o dia e também pela noite.

Quais são as vantagens da iluminação natural do imóvel?

Melhor conforto visual

Seja a trabalho ou por lazer, quantas horas passamos na frente de computadores, celulares e tablets? Não ter conforto visual com a iluminação no momento que mexe nestes aparelhos é algo totalmente errado e desnecessário. Por isso, um ambiente bem iluminado naturalmente é fundamental para a saúde dos seus olhos.

Ao usar aparelhos eletrônicos durante horas, você acaba causando um desgaste visual considerável e segundo estudos, a iluminação artificial causa problemas na visão. Por isso, o sol é tão importante para realçar as cores dos objetos e suficiente para realizar as atividades diárias.

 

Temperaturas mais amenas

O conforto térmico é uma das principais vantagens da iluminação natural. No inverno por exemplo, as janelas de vidro farão com que o ambiente se mantenha quente, enquanto no verão, você pode abri-las, fazendo a circulação do ar ventilar o ambiente.

 

Economia na conta de luz

Atualmente, a sustentabilidade é um tema que está em alta. Quando você opta pela iluminação natural, além de evitar certos impactos ao meio ambiente, você ainda economiza na conta de luz. Como você sabe, mesmo o Brasil dispondo de muitas hidrelétricas, a energia no país ainda é bastante cara.

 

Como avaliar a iluminação do imóvel?

Para finalizar, você deve estar pensando: como eu avalio a iluminação do imóvel? Essa resposta é bem simples, ao visitar um imóvel, confira:

Conforto visual – Analise se você consegue ler com facilidade e se os ambientes da sua casa ficam muito escuros durante o dia. Nesse último caso, se a resposta for positiva, provavelmente você precisa de mais claridade.

Posicionamento das janelas – para saber se a sua casa está recebendo a luminosidade do sol de uma maneira satisfatória, veja se as janelas estão em bom número, no tamanho certo e na posição ideal para a claridade entrar.

 

Não existe muitos segredos na hora de avaliar a iluminação natural do imóvel. Com estes pequenos detalhes e exemplos, você já terá uma ótima noção ao avaliar o seu primeiro ou próximo imóvel.