Acredite: apesar do nome, ele é 100% brasileiro e ressurge com força total como elemento decorativo de interiores e áreas externas. Como você está sempre pesquisando novidades para ter a sua casa perfeita, confortável e receptiva, é preciso conhecer a parede com cobogó.

Bateu a curiosidade? Então continue lendo este post e descubra essa tendência que está de volta, repaginada e ainda mais linda, suas vantagens e boas ideias de uso!

Saiba o que é cobogó

Pois é, parece uma palavra estrangeira, de um dialeto ou uma gíria. Parece, mas não é!

Cobogó é um bloco vazado. As primeiras peças eram fabricadas somente com cimento. Atualmente, você o encontra com uma grande variedade de materiais, como resina, concreto, madeira, mármore, plástico, cerâmica, metal e vidro.

Ele surgiu em Recife, no final dos anos 1920, junto com a fase do Modernismo. Tornou-se popular na década de 1950 e o arquiteto e urbanista Lúcio Costa contribuiu muito para a sua difusão.

Inspirado na arte arquitetônica de herança árabe, por meio dos muxarabiês, o cobogó é uma criação dos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, português; Ernest August Boeckmann, alemão; Antônio de Góes, brasileiro. Seu nome é originado das iniciais dos sobrenomes dos criadores: COimbra; BOechmann; e es.

Conheça 5 ideias para aplicar a parede com cobogó

Devido à sua identificação com a cultura brasileira, o cobogó, elemento eclético, voltou a fazer parte dos projetos de arquitetura e de decoração. São várias as possibilidades para sua aplicação.

Selecionamos algumas sugestões de uso para que você, com criatividade e bom gosto, dê um toque personalizado nos ambientes da sua residência. Confira!

1. Divisão de ambientes

Uma das funções mais comuns do cobogó no espaço interno da sua casa é a de dividir ambientes integrados. Ele funciona muito bem como parede falsa, balcão, entre outras soluções, ajudando no melhor aproveitamento das áreas, sem que elas percam suas privacidades. Além disso, tem sido muito usado para definir espaços em escritórios e restaurantes.

2. Jardim

O cobogó, quando usado no jardim, evita que os raios solares atinjam diretamente as plantas, especialmente as mais sensíveis à incidência direta da luz do sol. É ideal, também, para aproximá-lo da piscina, por exemplo, integrando o interno, o externo e a natureza. Puro charme ao seu projeto de paisagismo.

3. Fachada

Um local que merece uma parede com cobogó é a fachada da residência. Ela pode diminuir a incidência dos raios do sol na construção. Com isso, é possível manter os cômodos no seu interior mais frescos e acrescentar modernidade à arquitetura da moradia.

4. Muros

Geralmente, o cobogó é colocado em faixas horizontais sobre os muros residenciais, principalmente nos de maior altura. A alternativa suaviza o peso e a frieza da cerca, além de possibilitar a passagem de luz, melhorando a iluminação da área interna.

5. Decoração

Com os diversos modelos e materiais disponíveis no mercado, mais uma pitada de bom gosto e criatividade, o cobogó pode ser um interessante objeto de decoração. Ele é capaz de transformar o clima dos ambientes e criar uma sensação de alegria e diversão nos lugares em que é posicionado.

Entenda as vantagens de usar o material

De volta aos projetos de arquitetura como uma opção multiuso, o cobogó é peça fundamental para quem tem limitação de espaço e quer ganhar um pedacinho a mais nas áreas. Nas suas versões de bloco estrutural e de vedação, é uma boa solução para o seu problema de espaço.

Outra grande vantagem é em relação à ventilação e a iluminação do ambiente. Dentro da moradia, ele possibilita uma melhor circulação do ar, auxilia no arejamento e evita o surgimento de ácaros e mofo. Ao mesmo tempo facilita a entrada e a distribuição da luz natural pelos cômodos. Parceria perfeita entre estilo e bem-estar.

Como você acabou de ler, uma parede com cobogó é uma tendência que agrega beleza, plasticidade, praticidade, comodidade e saúde ao seu cantinho querido. Atributos indispensáveis para quem quer uma casa linda e feliz. Que tal experimentar?

Gostou das informações e das ideias de aplicação da parede com cobogó? Já conhecia o material? Deixe seu comentário nos contando!