Insistimos sempre que a casa de uma pessoa deve atender todas as suas necessidades. Um amante de cinema, por exemplo, pode se beneficiar de uma sala só para isso. Já quem gosta de cozinhar e receber amigos pode amar ter um espaço gourmet.

Mas, afinal, o que é esse espaço gourmet? Ele é uma espécie de meio-termo entre cozinha e sala. Um ambiente cujo foco é, em grande parte, entreter convidados — por isso é geralmente instalado em varandas e áreas externas. Entenda, a seguir, o que você deve considerar na hora de montar o seu!

1. Contrate bons profissionais

Um bom profissional é capaz de valorizar o ambiente e torná-lo o mais funcional e bonito possível. Como o espaço gourmet conta com alguns aspectos diferenciados (churrasqueira, forno de pizza, entre outros) que exigem uma estrutura específica, é indispensável ter alguém que entenda do assunto para evitar problemas futuros.

2. Defina o estilo a ser seguido

A decoração é um grande fator a ser considerado na hora de implementar o espaço gourmet na sua casa. É nele que você vai receber suas visitas e entretê-las, então é importante que ele esteja em ordem e bonito. Escolha um estilo e aposte nele para criar um ambiente coerente e sofisticado.

A maioria das pessoas opta por um visual rústico por ser uma área parcialmente externa, com tijolos expostos e madeira, mas isso não significa que você deve se ater a isso. O importante é escolher algo que você goste e que garanta o uso frequente do espaço.

3. Escolha móveis e objetos apropriados

Se o ambiente será na varanda ou em um espaço aberto, é essencial levar isso em conta na escolha dos móveis e equipamentos. Eles devem ser resistentes ao sol e, de preferência, à água também. Ele servirá como a cozinha principal da casa? Nesse caso, é necessário levar em conta as necessidades diárias de toda a família.

Como a intenção é receber amigos e vizinhos, também é indicado apostar em uma boa bancada. Além dela ser funcional como parte da cozinha, ela permite fácil comunicação entre você e seus amigos, mesmo quando você estiver cozinhando.

4. Opte por revestimentos de fácil limpeza

Normalmente, esse tipo de espaço é particularmente vulnerável à gordura e sujeiras mais difíceis de remover, devido à alta circulação de pessoas nele. Por isso, os revestimos devem ser práticos: azulejos, ladrilhos, cerâmicas coloridas e pastilhas dão charme ao local e são fáceis de limpar. Dê preferência a materiais que não mancham facilmente.

5. Considere a temperatura

É importante que você consiga usar o espaço o ano todo, não apenas em alguns meses. Por isso, leve a temperatura de onde você vive em consideração na hora de montá-lo.

Use janelas e portas de vidro para fechá-lo sem limitar a luz natural e instale um sistema de ar condicionado para os meses mais quentes. Nos períodos mais frios, aquecedores portáteis são uma ótima solução. Nessas situações, para evitar que os cheiros se espalhem muito, aposte em coifas sobre o fogão.

6. Use e abuse de plantas no seu espaço gourmet

Além de trazerem vida à casa e serem incríveis aliadas na decoração, plantas também podem ser extremamente funcionais: utilize o espaço que você tem para criar e manter uma horta caseira. Isso se torna um ótimo tópico de conversa na hora de cozinhar com convidados!

No geral, esse tipo de espaço, quando bem planejado, é uma ótima adição à casa se você é o tipo de pessoa que gosta de receber amigos, colegas de trabalho e familiares para refeições e tempo bem gasto juntos. Afinal, não há nada como um ambiente pensado justamente para isso para fazer com que o seu lar se torne o point oficial dos grupos que você frequenta, não é mesmo?

Esperamos que essas dicas guiem você na direção certa na hora de montar o seu espaço gourmet. Já falamos aqui no blog sobre como decorar a cozinha integrada ao ambiente da casa, aproveite para conferir esse post também e expandir seus conhecimentos sobre decoração!