Comprar imóvel residencial de luxo é uma tendência que está crescendo na cidade de Goiânia. De acordo com o portal de notícias G1, a classe média alta dessa metrópole parece estar alheia à crise econômica brasileira. E quem comemora a reação positiva desse público é o mercado imobiliário de alto padrão.

No entanto, antes de fazer um investimento importante como esse, é fundamental levar em consideração alguns fatores. Quais são eles? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Escolha uma boa construtora

Contratar os serviços de uma construtora ou incorporadora é como formalizar a união de duas pessoas por meio de um casamento. Tanto em uma situação quanto na outra, sonhos estão envolvidos, e uma má escolha pode resultar em muita frustração.

Em vista disso, é preciso analisar com cautela a empresa que construirá o seu imóvel de luxo. Mas o que deve ser investigado? Comece navegando pelo site da instituição e verifique o seu histórico.

Se houver vídeos que contam um pouco da trajetória da construtora, assista-os. Além disso, confira os empreendimentos em fase de lançamento, construção e que foram entregues pela empresa.

Outro ponto de atenção são as certificações que a construtora possui, visto que eles são a garantia de que a companhia realiza serviços de qualidade. Alguns desses selos são:

  • NBR;
  • NBR ISSO 9001; e
  • PHQP-H.

Por fim, vá à busca de recomendações na internet. Faça isso acessando as redes sociais da empresa e lendo os comentários dos clientes sobre a empresa. Outra opção é entrar em fóruns voltados para o mercado imobiliário da região de Goiânia e conferir os questionamentos envolvendo a reputação da construtora.

Faça uma visita antes da compra

Conheça o lugar em que pretende morar antes de comprá-lo, pois você não deseja “dar um tiro no escuro”, certo? Fazer isso será bom por vários motivos. Um deles é confirmar a sua intenção de fechar negócio com a construtora após avaliar o condomínio e a moradia.

Outra razão é decidir não ir em frente com a aquisição da residência, pois talvez tenha notado alguns detalhes que não lhe agradou. Enfim, ter qualquer uma dessas duas impressões pode contribuir para a sua felicidade ao pegar as chaves do seu imóvel de luxo.

No entanto, comparecer na residência tem ainda outra vantagem: conhecer pessoalmente o coordenador da empresa. Por que isso é importante? Ora, ele é o representante da incorporadora. E o modo como ele tratará você e apresentará o imóvel dirá muito sobre nível de profissionalismo e qualidade dos serviços da instituição.

Observe a estrutura do imóvel

Normalmente, comprar imóvel residencial de luxo é sinônimo de uma edificação bem construída e com ótima estrutura, mas há exceções. Infelizmente, já aconteceram problemas em condomínios de luxo no Brasil.

Por isso, prudência nunca é demais. Sendo assim, siga algumas orientações:

  • verifique se há trincas ou rachaduras nas paredes e janelas;
  • áreas de umidade pela residência;
  • veja o funcionamento do sistema elétrico e hidráulico;
  • se houver isolamento sonoro, confira o nível do bloqueio dos ruídos; e
  • em apartamentos com recursos tecnológicos, eles devem ser testados.

Em condomínios ecologicamente corretos há uma maior preocupação com o consumo de energia e água. Para evitar desperdícios, são criados sistemas de reaproveitamento de água e resíduos, instalação de placas solares e o cultivo de jardins internos, externos e a pocket forest (pequena floresta localizada na cobertura do prédio que visa diminuir a temperatura das moradias).

Se pretender morar em um condomínio verde, precisará conferir se esses serviços voltados para a redução do impacto das ações humanas sobre a natureza estão de fato funcionando.

Atente aos serviços do condomínio

Atualmente, uma área de lazer com piscina, churrasqueira e quadras para a prática de esportes não são mais um diferencial nos condomínios de luxo. Afinal, o nível das regalias oferecidas aumentou muito.

Em alguns empreendimentos os moradores têm um spa à sua disposição. Além disso, existem serviços de pilates, massagem e outras técnicas de relaxamento. Sem falar na academia que conta com professor e aparelhos de última geração.

Para aqueles que têm o seu próprio negócio ou trabalham na modalidade home office, já existem os escritórios compartilhados. Neles, os usuários encontram mesas para realizar seu ofício, wi-fi, sala de reuniões para receber clientes e um café para pequenos lanches.

Já os moradores que possuem filhos em idade escolar, podem ficar tranquilos com as salas de estudos. Esses locais são preparados para quem precisa de um ambiente tranquilo para concentrar-se. Em alguns condomínios, é disponibilizada também uma biblioteca.

Outros tipos de serviços que podem ser encontrado é a lavanderia coletiva e o manobrista de estacionamento para aqueles que têm dificuldade de estacionar o carro — ou não querem se dar a esse trabalho.

Por outro lado, há pessoas que preferem ir ao trabalho de bicicleta e, por isso, certos empreendimentos têm um espaço chamado bicicletário, no qual os moradores podem estacionar suas bicicletas ou alugar uma disponível no local.

Como pode notar, são inúmeros os serviços oferecidos em um condomínio de luxo. Nesse caso, você deve priorizar os que se adequam às suas necessidades e da sua família. Lembrando que a maioria desses serviços são decididos depois da entrega do empreendimento, pela comissão composta pelos próprios moradores. Mas conferir o que a incorporadora já entrega é muito importante.

Conheça a localização do empreendimento

Esse quesito é fundamental. Pois, embora os empreendimentos de luxo sempre estejam em áreas valorizadas, também podem ser próximos ou distantes de centros comerciais. Sendo assim, o ideal é entender a sua rotina diária.

Por exemplo, caso trabalhe todos os dias no centro da cidade, talvez morar em um condomínio distante o faça enfrentar um longo período de viagem e muito trânsito até o local de trabalho.

Se isso não for um problema para você, morar na região central pode ser estressante devido a agitação comum desse ambiente.

Outro fator a ser levado em consideração é o acesso a serviços. Entre eles estão:

  • farmácia;
  • supermercados;
  • lojas;
  • restaurantes;
  • shopping;
  • escolas;
  • hospitais etc.

Avaliar como essa proximidade (ou a falta dela) pode impactar o cotidiano de sua família é algo fundamental para uma vida mais tranquila. Entretanto, alguns decidem ficar longe dos centros por que preferem abrir a janela e se deparar com a natureza, em vez de uma “selva de pedra”.

De fato, morar próximo a uma área verde pode nos fazer muito bem. Mas, você sabia que a cidade de Goiânia oferece as duas opções: acessibilidade a serviços e contato com a natureza?

A cidade é reconhecida pelos belos parques arborizados que ficam próximos a centros comerciais. Esse foi um dos fatores que levaram a região a ser considerada uma das que tem o maior índice de bem-estar urbano do Brasil, segundo o IBEU-Municipal.

Em conformidade com isso, a construtora EuroAmérica prioriza a edificação de seus empreendimentos de luxo em torno desses parques. Agregando qualidade de vida e conforto para os moradores.

Sendo assim, ao levar em consideração o que foi abordado neste artigo, você conseguirá encontrar um imóvel de alto padrão do jeito que deseja na bela cidade de Goiânia.

Gostou do texto? Têm a intenção de comprar imóvel residencial de luxo? Então, você gostará ainda mais de conhecer os empreendimentos que temos para lhe oferecer. Entre em contato conosco e surpreenda-se!