Aumentar a família costuma ser o grande desejo de muitos casais. Só que essa opção traz consigo a necessidade de investimento em um espaço adequado para os pequenos crescerem e se desenvolverem. A grande pergunta é: como acertar na escolha do apartamento para quem quer ter filhos?

Se você está na busca pelo imóvel perfeito para criar suas crianças, veio ao lugar certo! Separamos dicas de como procurar e o que considerar na hora de fechar negócio. Confira a seguir!

Como escolher o melhor apartamento para quem quer ter filhos?

Crianças são maravilhosas e alegram a casa. Mas também dão trabalho e precisam de espaço para se desenvolver e realizar atividades. Sendo assim, é preciso um planejamento cuidadoso que leve em consideração as necessidades de toda a família antes de adquirir o novo imóvel.

O primeiro é a segurança dentro do lar. Se vai optar por varanda, por exemplo, é preciso analisar a viabilidade de instalação de telas de proteção (o mesmo vale para as janelas). Também é melhor evitar escadas dentro do imóvel, principalmente as do tipo caracol.

Atenção, também, à localização. Verifique a distância para clínicas e hospitais pediátricos, escolas e creches, farmácias e mercados. Faz muita diferença ter uma boa estrutura e não precisar percorrer grandes distâncias com os pequenos no dia a dia ou no caso de emergências.

Avalie também a área e o número de cômodos do imóvel. Se vocês já têm uma ideia do número de filhos que pretendem ter, o ideal é que cada um tenha o seu quarto, evitando brigas no futuro. O que muitas pessoas fazem é adquirir um apartamento com três quartos: o primeiro é para o novo bebê, o segundo para o casal e o terceiro fica como reversível, que pode ser um home office, uma sala de TV ou abrigar o caçula no futuro.

O que observar na hora de fechar negócio?

Agora que você já sabe o que procurar no apartamento para quem quer ter filhos, é preciso aprender a desenvolver um olhar crítico na hora de visitar cada imóvel.

Prefira apartamentos sem degraus e desníveis entre os ambientes, já que eles podem ser um obstáculo quando os bebês começarem a engatinhar e andar. As sacadas, varandas e janelas precisam ter uma tranca alta e forte, que impeça o avanço curioso dos pequenos.

Observe o tamanho dos dormitórios, lembrando que o seu filho vai crescer e precisará de mais espaço. O quarto do bebê precisa ter um espaço para o berço (futura cama), armário e um canto para brinquedos e brincadeiras.

Atenção ao barulho. Os pequeninos são muito sensíveis aos sons ao seu redor, como boates, bares ou mesmo trânsito pesado e, quando estão incomodados tendem a chorar mais do que o normal. Prefira condomínios em lugares tranquilos (ou opte por um apartamento distante da rua).

Como é um condomínio familiar?

Já falamos do entorno e do apartamento para quem quer ter filhos, contudo não poderíamos deixar de mencionar a importância de escolher um condomínio familiar. Isso quer dizer que é preciso ter uma área de lazer e convivência que contemple um espaço para bebês e crianças (espaço kids, parquinho, quadra).

Isso é fundamental, ou você corre o grande risco de ficar de motorista para levar ao parque, ao clube, para encontrar os amiguinhos… Espaços infantis fora de casa também são um risco, por conta da violência urbana. Então, o mais seguro é estar o mais próximo possível de casa.

Confira também as condições de segurança oferecidas. Os brinquedos precisam de manutenção periódica para evitar acidentes. Se existe piscina no empreendimento, a atenção precisa ser redobrada: a área precisa ser controlada, impedindo o acesso à água sem o responsável, mesmo as mais rasas ou que fiquem cobertas, já que alguns centímetros de água são suficientes para causar uma tragédia.

Pode até ser que você demore um pouco para encontrar o perfeito apartamento para quem quer ter filhos. Mas o cuidado na escolha vale a pena, já que é nesse novo lugar que você vai criar a sua família e construir o lar dos sonhos, lindo e elegante.

Quer receber mais informações sobre como escolher e decorar o seu novo imóvel? Não deixe de assinar a nossa newsletter.