Você está decidido a adquirir um imóvel novo, mas está em dúvida entre construir ou comprar um apartamento na planta? Pois não se preocupe, porque essa é uma dúvida muito comum e você pode se decidir mais facilmente se analisar os prós e contras de cada uma das opções. 

E é exatamente isso que mostraremos neste artigo: as vantagens e desvantagens de comprar lote ou comprar apartamento na planta. Confira e decida-se!

Vantagens de comprar um lote para construir

Custo mais baixo

Avaliando a questão financeira, comprar um lote para construir sua própria casa pode ser um negócio vantajoso. O terreno propriamente dito é bem mais barato que um apartamento na planta, por exemplo, além de ser possível negociar com a incorporadora condições muito favoráveis para o pagamento.

O valor do terreno, somado ao que é preciso investir na obra, ficará consideravelmente abaixo do investimento necessário para adquirir uma unidade já pronta. A diferença pode ser superior aos 30%.

Além disso, você poderá acelerar ou reduzir o ritmo da obra de forma a acompanhar suas finanças, planejando a obra de forma escalonada. Assim, você gerencia melhor os gastos.

Casa com a sua cara

Uma grande vantagem de quem escolhe construir é poder definir como será cada detalhe do imóvel. Dessa forma, a casa poderá atender com exatidão às necessidades da sua família. Quem constrói escolhe o tamanho e a disposição dos cômodos, os acabamentos e a melhor maneira de utilizar o espaço do terreno.

Quando a opção é pelo imóvel pronto, não há essa flexibilidade. Embora, especialmente nos empreendimentos comercializados na planta, as construtoras criem mecanismos permitindo ao comprador alterar alguns itens, ele sempre terá que se ajustar ao projeto já definido.

Benefícios de comprar um apartamento novo ou na planta

Ocupação mais rápida

Quem tem mais pressa em ocupar o imóvel deve optar por adquirir um apartamento pronto ou na planta. Mesmo que a obra ainda não esteja concluída, dificilmente demorará mais do que todo o processo de construção, desde a localização do lote até o final da obra. E caso a escolha seja por um imóvel já pronto ou perto do fim da construção, em poucos meses será possível ocupá-lo.

Retorno rápido para quem investe

Quem está pensando na compra como um investimento, pode ter retorno mais rápido ao comprar um apartamento na planta. Após o final da obra, bastará alguns ajustes para valorizar ainda mais a unidade, como a colocação de móveis sob medida, por exemplo, para deixá-lo em condições de retornar ao mercado.

Livre do estresse da obra

Para quem não está afeito ao mercado de construção, o gerenciamento de uma obra pode dar bastante trabalho. É preciso negociar com engenheiros, arquitetos e construtores, gerenciar o orçamento e providenciar a documentação do imóvel, entre outras tarefas.

A aquisição de um imóvel na planta tem o benefício de que a construtora é responsável por toda essa função até a entrega da unidade pronta e regularizada.

Menor custo de manutenção do apartamento

Quem opta pelo apartamento terá menos despesas com a manutenção do seu imóvel. Isso porque, neste caso, o condomínio se responsabiliza por cuidar de itens como paisagismo, pintura e iluminação, entre outros, rateando os custos entre todos os moradores.

Quando se trata de uma casa, a maior parte destes encargos fica por conta do morador. Na comparação entre casa e apartamento, a primeira pode ter despesas até 50% maiores com manutenção. 

Essas são as principais diferenças entre comprar lote ou comprar apartamento na planta. Agora, você já pode se decidir sobre qual a melhor opção para você.

Se você deseja receber mais informações sobre o mercado imobiliário, assine nossa newsletter!