A capital do estado de Goiás é uma das grandes cidades com a maior qualidade de vida do país — seja para trabalhar, estudar ou criar os filhos. Por isso, morar em Goiânia significa também optar por um estilo de vida mais calmo e, ao mesmo tempo, não abrir mão das vantagens de viver em uma capital.

Se você está pensando em fazer suas malas para viver no coração do Brasil, mas ainda não tem certeza se essa é a escolha certa, separamos 10 razões para você comprar a sua passagem rumo ao Cerrado o quanto antes. Confira!

1. Cidade grande com “ares de interior”

Sem dúvidas, uma das primeiras impressões que se tem ao visitar Goiânia é o clima de cidade pequena que a capital transmite. A explicação para isso pode ser o tratamento cordial dos moradores e o trânsito ainda não tão pesado nas avenidas principais, como a Avenida Goiás — em comparação com outras capitais do país.

O sotaque do goianiense é outro fator que contribui com a atmosfera interiorana da cidade. Como são sempre muito solícitos, não será surpresa se algum goiano do “pé rachado” indicar que você “siga reto toda vida” ao ajudá-lo a chegar ao seu destino.

Depois de algum tempo, é provável que você também comece a puxar o “r” sem mesmo perceber. Porém, não se engane. De pequena, a capital goiana não tem nada  seus quase 1,5 milhão de habitantes podem confirmar isso.

2. Arquitetura encantadora

Goiânia conta com um acervo de casarões, edifícios e monumentos históricos construídos com as linhas e formas do movimento arquitetônico art déco. Pontos turísticos como o coreto da Praça Cívica, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia são relíquias que carregam até hoje a influência francesa em suas construções.

Para conferir a arquitetura de perto, experimente andar a pé pelo Centro ou alugue uma bicicleta em um dos pontos espalhados pela cidade — as ruas planas com ciclovias e ciclorrotas deixam essa tarefa ainda mais prazerosa.

3. Capital das feiras de rua

Em qualquer dia da semana você encontrará uma feira de bairro para visitar. Tradição de todo goianiense, cada feirinha tem uma especialidade: roupa boa e barata, pratos goianos, artesanatos ou bijuterias…

São dezenas de feiras espalhadas pela cidade que atraem visitantes de todo o Brasil por oferecer produtos variados, de alta qualidade e com bom custo-benefício. Uma das mais famosas é a Feira Hippie — considerada a maior feira ao ar livre da América Latina com mais de 6 mil expositores.

4. Culinária regional é variada e deliciosa

Morar em Goiânia é sinônimo de comer pamonha no café da manhã e, no almoço, a pedida pode ser arroz branco com frango e pequi. No jantar, muitos goianienses preferem deixar o fogão de lado para comer um sanduíche (ou “x-salada”) em um dos “pit-dogs” (lanchonetes), que podem ser encontrados em qualquer esquina da capital.

Outro prato bastante popular são as chamadas “jantinhas” — pratos com arroz, feijão tropeiro, mandioca, salada e espetinho de carne. Além disso, nenhum morador dispensa o tradicional empadão goiano, as “panelinhas” e o frango com gueroba.

5. Parques por toda parte

Os goianienses adoram estar ao ar livre. Assim, área verde é o que não falta nas dezenas de parques que a capital oferece. É rotina de diversos moradores reservar uma parte do início da manhã ou do final da tarde para cuidar da saúde com uma caminhada ou corrida na orla do parque mais próximo ao local onde moram.

Basta ir até um deles — como o Parque do Cerrado ou Parque Flamboyant — para conferir os grupos de diferentes idades se exercitando em contato com a natureza.

6. Vida noturna agitada

Depois de passar o dia nos parques da cidade, não pense que a diversão acaba por aí. À noite, Goiânia é repleta de eventos culturais, restaurantes badalados, bares para todos os gostos e bolsos, casas de show e baladas que vão até o amanhecer.

Os setores Marista, Bueno e Sul são bastante frequentados por quem busca aproveitar a vida noturna diversificada da capital.

7. A música vai além do sertanejo

Engana-se quem acredita que as duplas sertanejas dominam a trilha sonora de quem mora em Goiânia. Para a surpresa de muitos, a cidade conquistou o apelido de “Goiânia Rock City” por colecionar festivais de música independente com projeção nacional, como o Festival Bananada e o Festival Vaca Amarela.

Goiânia também é o berço de bandas que marcam presença nos grandes eventos da música, no Brasil e no mundo. No entanto, é claro que o sertanejo não fica para trás. O Festival Villa Mix, nascido ali, já é considerado um dos maiores do país. Agora, além de expoentes do sertanejo, o evento leva para a capital goiana artistas internacionais.

8. O interior de Goiás é refúgio certeiro (e surpreendente)

Os moradores de Goiânia que se cansam da vida movimentada na capital têm um leque de opções para explorar no interior do estado que é um verdadeiro paraíso.

A poucos quilômetros estão a Chapada dos Veadeiros, as águas quentes de Caldas Novas, as cachoeiras com quedas d’água surpreendentes, o charme das ruas e das casas coloniais de Pirenópolis e Cidade de Goiás, e muito mais. Esses são os destinos perfeitos para quem dar um “pause” na rotina por alguns dias.

9. As crianças também se divertem

Famílias com filhos pequenos não terão do que reclamar na hora de escolher um lugar para se divertir com as crianças. Além dos parques arborizados, com playgrounds e bem preservados, a cidade tem centros culturais, museus, parque de diversões — como o Mutirama —, planetário e até gibiteca.

10. Uma das capitais mais baratas do Brasil

O sonho de comprar um apartamento pode estar muito mais próximo para aqueles que decidem viver na capital de Goiás. Afinal, o preço dos imóveis por m² é um dos mais baratos do país e, por isso, a cidade é um dos destinos mais cobiçados por investidores e potenciais moradores de outros estados.

Em muitos casos, com o mesmo valor aplicado em um apartamento na cidade de São Paulo, é possível comprar um imóvel com o dobro do tamanho, em uma região nobre de Goiânia, por exemplo. Isso interfere diretamente na qualidade de vida dos habitantes, o que torna Goiânia uma das cidades mais queridas do Brasil.

E aí, entendeu algumas das razões que fazem as pessoas escolherem morar em Goiânia? Se você gostou e quer saber ainda mais sobre o assunto, não feche a janela antes de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá outros conteúdos exclusivos como este direto na sua caixa de entrada!