A expressão “menos é mais” foi criada por um arquiteto e abriu o caminho para o movimento minimalista, que, dentre diversas vertentes, também se projeta no Design de Interiores. Porém, uma decoração minimalista vai muito além da roupagem clean do ambiente.

O movimento abrange da arquitetura e arte até a moda. Cada vez mais blogueiras e pessoas antenadas aos assuntos da atualidade têm aderido ao minimalismo.

Para que você também possa aproveitar dos benefícios desse movimento na sua casa, escrevemos este post mais do que especial com tudo que é preciso saber sobre decoração minimalista. Confira!

Surgimento do conceito e como é visto hoje em dia

Ludwing Miles van der Rohe, um arquiteto alemão, mas naturalizado americano, cunhou a célebre frase que guiaria todo o movimento minimalista à frente. Ele queria transmitir a essência da arquitetura, mostrando como o mínimo podia ter grande força e significado.

Foi ele quem criou o conceito da linha pura, além de prédios e mobiliários incríveis, como a famosa Cadeira Barcelona.

Enquanto van der Rohe produzia suas obras, nos anos 60, nas artes plásticas, surgia o movimento que usou pela primeira vez a palavra “minimalismo”. Desde então, o termo é usado como representação de sofisticação.

Princípios da decoração minimalista

Na decoração, o minimalismo chega não só para trazer elegância, mas também praticidade.

Ter um ambiente minimalista é algo que deve demonstrar o espírito de quem quer viver com o essencial, para poder gastar tempo em coisas mais produtivas do que limpar e organizar centenas de itens em prateleiras.

O princípio mais importante no minimalismo é que cada peça, seja do seu guarda-roupa ou da sua sala de estar, deve ser prática e funcional. Diversas pessoas defendem que o minimalismo é um estilo de vida e, portanto, não é um estilo de decoração, mas uma visão de mundo que você pode aplicar a qualquer estilo.

Sim, isso é verdade! Para começar uma decoração minimalista, é importante compreender esse conceito: menos é mais. Menos móveis significa mais tempo para se dedicar ao seu hobbie favorito. Menos tumulto é mais tranquilidade no ambiente.

Como decorar sua casa

A força da decoração minimalista está no mobiliário, ele é o grande protagonista do espaço. Dessa forma, as peças devem ser, antes de tudo, funcionais. Linhas retas e simples são as características mais marcantes desses ambientes.

As janelas não possuem peitoris e são lisas. O chão é revestido com material sem quebras e de cor homogênea. As cores devem transmitir a sua personalidade e conversar com o ambiente. Ao mesmo tempo, o espaço e amplitude são valorizados nesse tipo de decoração.

É comum que as cores mais usadas sejam branco, preto e cinza. Mas nada impede que você use tonalidades distintas, contanto que o tom não absorva muito a luz para não escurecer o ambiente.

Ter uma boa área de respiro entre os móveis é importante para que eles se tornem objetos de decoração por si só. Para potencializar o mobiliário, uma boa ideia é optar por objetos de linhas geométricas ou assimétricas.

Materiais que combinam com a forma minimalista de decorar são madeira, vidro e inox. Quanto menos texturas desnecessárias, melhor. Lembre-se de que a simplicidade será a responsável por criar a aura do ambiente.

O espaço decorado deve ser um oásis de tranquilidade diante do mundo lá fora. Ou seja, tudo que não estiver sendo usado deve ter um lugar onde será guardado. Pense nisso quando for escolher os móveis para cozinha e quartos, bem como os próprios utensílios e eletrodomésticos.

Inspirações

Uma das melhores formas de buscar boas inspirações é por meio do Pinterest. Mas, você não precisa buscar apenas por termos como “minimalismo” ou “decoração minimalista”. Um estilo de decoração que usa e abusa dos princípios minimalistas é o escandinavo.

Além de usar o conceito minimalista, o estilo escandinavo é extremamente moderno. Prezando pela praticidade, os ambientes escandinavos tendem a ter o branco como cor de base e outras cores salpicadas pelo ambiente — em móveis ou objetos.

É uma ótima forma de uso das cores, mas ainda seguindo os conceitos do minimalismo.

Se você gostou de saber mais sobre decoração minimalista, aproveite para nos seguir no Instagram, Youtube e Facebook. Estamos sempre postando novidades!