Quando pensamos em segurança, dificilmente a associamos com liberdade. Afinal, tudo que é muito seguro tende a restringir a nossa autonomia. Entretanto, há exceções. Quem decide morar em apartamento descobre que é possível se sentir livre enquanto vive bem protegido.

Quer saber os motivos que normalmente levam as pessoas a chegarem a essa conclusão? Explicaremos neste artigo. Acompanhe!

Por que morar em apartamento é mais seguro?

Hoje, é fato que muitas residências térreas não dispõem de proteção adequada. O principal motivo dessa situação é evidente: manter um sistema eficiente de segurança custa caro.

Por outro lado, é mais fácil para um condomínio obter meios disponíveis para resguardar os moradores. Vejamos alguns deles.

Segurança 24 horas

Normalmente, um prédio é vigiado por uma equipe de segurança 24 horas por dia. Esses profissionais trabalham em turnos e, durante cada expediente, fazem rondas em toda a área do condomínio para verificar possíveis perigos.

Além disso, a entrada do prédio conta sempre com um porteiro de prontidão para barrar a entrada de pessoas não autorizadas. Sendo assim, os moradores podem ficar tranquilos, até mesmo se estiverem viajando.

Tecnologias

Atualmente, a tecnologia fornece muitas ferramentas que ajudam na proteção dos condomínios, por exemplo:

  • alarmes;

  • câmeras de monitoramento;

  • acesso biométrico;

  • fechadura eletromagnética.

Além desses equipamentos, muitos condomínios têm sistemas interligados com a polícia local, de modo que, em situações de perigo, os policias são acionados imediatamente.

Outra tecnologia que vem sendo muito utilizada é o drone. Essa máquina facilita o monitoramento das áreas internas do prédio. Funciona assim: a equipe de segurança envia o drone para fazer uma ronda e, quando algo suspeito é detectado, o “robozinho” envia imagens em tempo real para a central de monitoramento.

Confirmado o perigo, em alguns instantes, os seguranças chegam até o local.

Estrutura física

Outro benefício de morar em apartamento é a estrutura física. Esse modelo de habitação é muito mais seguro, uma vez que várias moradias estão agrupadas em um mesmo espaço.

Se por acaso um morador precisar viajar, a sua ausência não fica tão evidente quanto em uma moradia térrea. Caso a residência esteja localizada nos andares superiores do prédio, maior será a segurança da propriedade.

É possível ter liberdade em um lugar muito seguro?

Antes que você se sinta sufocado por todos os recursos de segurança citados no tópico anterior, confira alguns aspectos de um condomínio que podem contribuir para uma sensação de liberdade.

Área de lazer

As áreas compartilhadas dos residenciais estão oferecendo cada vez mais opções de serviços. Antigamente, era normal essas áreas contarem apenas com piscina, quadra de esportes e espaço para churrasco. Hoje, as áreas de lazer se tornaram ambientes mais completos. Dentre vários benefícios, contam com:

  • spa;

  • parques arborizados;

  • academias;

  • pilates;

  • espaço gourmet;

  • ciclovias;

  • pista de cooper;

  • campos de golfe.

Com essa variedade interna de lazer, o morador não precisa, muitas vezes, sair do condomínio para relaxar ou fazer um passeio com a família. Afinal, há um espaço interno projetado para isso.

Com certeza, morar em apartamento não precisa ser sufocante, mas sim um bom motivo para sentir-se livre.

Espaço coworking

Muitas pessoas não suportam mais o trânsito das grandes cidades e, por isso, resolvem investir em home office. No entanto, nem sempre manter a produtividade dentro do lar é uma tarefa fácil.

Para resolver isso, alguns condomínios contam com um espaço coworking. Esse local é projetado para ambientar uma empresa. Nele, o usuário tem direito a:

  • mesa para o notebook;

  • wi-fi;

  • sala de reunião para receber clientes;

  • um café para fazer pequenos lanches etc.

Desse modo, o morador vai para o trabalho a pé e com segurança.

Enfim, morar em apartamento, principalmente localizado em um condomínio moderno, proporciona a proteção e a autonomia que todos desejam. E quem ganha com isso são os moradores!

O que achou do nosso artigo? Conseguiu perceber como morar em apartamento traz liberdade e segurança? Então, para não perder os próximos conteúdos, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, InstagramYoutube e LinkedIn!