O investimento imobiliário é amplamente reconhecido como uma alternativa segura e com boas perspectivas de valorização. Além de ser um dos principais objetos de desejo das famílias brasileiras é, também, bastante cobiçado por investidores.

Ao longo deste post, apresentamos as características desse mercado e quais as principais opções para quem deseja investir. Boa leitura!

Investimento planejado

Ao considerar investir em imóveis, a pressa não é uma boa conselheira. O investimento imobiliário deve ser planejado e adequado ao seu perfil e capacidade financeira. Aguardar o momento certo é, portanto, a melhor forma de reduzir os riscos.

A definição do formato financeiro mais apropriado para adquirir sua causa ou apartamento  deve passar pela busca do imóvel com maior retorno e valorização – elementos essenciais para o sucesso da operação.

Lembre-se de que o investimento imobiliário não é, exatamente, o de retorno mais ágil. Porém, se a liquidez não está entre as suas principais credenciais, a segurança e a constante valorização são excelentes atrativos.

Diferentes formas de investir em imóveis

Construir ou adquirir um imóvel pronto é a forma mais tradicional de investimento imobiliário. O retorno, nesses casos, ocorre por meio da renda do aluguel das unidades ou do lucro obtido com a futura venda.

Atualmente, há outras opções que permitem, inclusive, a quem não dispõe de um volume significativo de capital, investir em imóveis. Conheça algumas delas adiante.

Fundos imobiliários

O investidor pode adquirir cotas de um fundo imobiliário, remunerando-se dos dividendos gerados por um pacote de imóveis. Entre as vantagens dessa modalidade, destaca-se a possibilidade de investir com poucos recursos e diversificar o perfil dos seus imóveis, adquirindo cotas de diferentes fundos.

Títulos imobiliários

Trata-se de títulos de renda fixa amparados em ativos imobiliários. Os papéis são emitidos por bancos que utilizam os recursos captados no financiamento de terceiros para a construção e aquisição de imóveis. O investidor individual recebe parte dos juros aferidos nessa operação pela instituição como remuneração.

Dicas para começar a investir

Quem deseja se aventurar no mercado imobiliário deve tomar alguns cuidados para potencializar seus resultados. A seguir, confira excelentes dicas!

Avalie sua capacidade financeira

Antes de qualquer coisa, garanta a segurança do seu investimento. Imóveis podem envolver operações com valores elevados ou, até mesmo, contratos longos (nos quais, conforme mencionado, nem sempre a liquidez é garantida).

Por isso, tenha cautela e só avance quando realmente estiver seguro de que terá condições de tocar o investimento.

Focalize um perfil de imóvel

Ao escolher um imóvel, procure conhecer bem o público potencial e o comportamento do nicho específico de mercado no qual você pretende atuar. Há diversas opções disponíveis: terrenos, imóveis na planta ou usados, locação etc. Defina um perfil com base em suas pretensões e nas previsões de demanda.

Aguarde o momento certo

Comprar na “baixa” para vender na “alta” é a fórmula básica de um bom investimento. Para fazer isso no mercado imobiliário, é preciso avaliar uma série de fatores, tais como o comportamento e as perspectivas econômicas do país.

Conheça bem a região

A localização é a única coisa que não é possível mudar em um imóvel, então é fundamental conhecer e entender os fatores que terão influência sobre a valorização e liquidez do seu patrimônio. Regiões mais novas e em frente a parques costumam ter maior potencial nesse sentido.

Pesquise a construtora

Se optar por uma casa, apartamento na planta ou imóvel recém-construído, confira as credenciais da construtora. Problemas na obra podem comprometer seu investimento e imobilizar seu capital, privando-o do retorno esperado.

Nesse contexto, é altamente recomendável dar preferência a empresas consolidadas no mercado. Dessa forma, você aumentará as chances de sucesso do seu investimento imobiliário.

Gostou do artigo? Se você está considerando o investimento em imóveis de alto padrão, entre em contato conosco e conheça os melhores empreendimentos!