O ano de 2018 ainda não começou, mas as novidades já estão surgindo. Na decoração, as formas e texturas dos revestimentos, o projeto de iluminação, a mobília, os itens decorativos e as cores ganham destaque. As inovações e estilos são lançados por arquitetos e designers em mostras como a CasaCor e incorporadas nos lares.

Você conhece as novas tendências de decoração? Este texto vai indicar quais delas estarão em alta no próximo ano, acompanhe!

Móveis com formato orgânico

O minimalismo ainda está presente em muitos itens de decoração, mas os móveis estão ganhando novas formas.

O formato orgânico — isto é, com muitas curvas e design sofisticado — é a grande aposta. Móveis com grafismos e formas geométricas, acabamentos metalizados e formatos ergonômicos representam a fluidez da vida moderna.

Jardins particulares

O verde dá vida e leveza a qualquer ambiente. Não foi à toa que a Pantone deu o título de cor do ano a Greenery, o verde com tonalidade entre o menta e o abacate. E uma boa forma de incorporar essa cor à decoração é por meio das plantas.

O conceito de floresta urbana trouxe a natureza para dentro das casas, fazendo com que os lares tenham os seus próprios jardins particulares. Entre os destaques estão as suculentas, costela-de-adão, palmeira-ráfis e jiboia.

Iluminação sustentável

Além da beleza, os novos projetos de iluminação investem na sustentabilidade.

As formas e texturas variam entre as minimalistas e as orgânicas, mas a grande marca é a tecnologia LED: econômica, sustentável e durável. O conceito industrial com tubulação aparente, os cordões de luz e letreiros personalizados em neon também estão em alta.

Mistura do rústico com o moderno

Para equilibrar o excesso de tecnologia presente no cotidiano, elementos naturais são integrados aos espaços.

O visual rústico pode ser composto por madeira (pisos, móveis, peças decorativas e revestimentos), pedras naturais, bambu, tijolos à mostra e parede de cortiça. A mistura desses itens com os aparelhos eletrônicos modernos — televisores e home theater, por exemplo — cria equilíbrio e harmonia no ambiente.

Uma boa dica é colocar um cesto feito de fibras naturais com mantas próximo do sofá ou da poltrona. É útil e aumenta a sensação de aconchego para os moradores e visitantes.

Materiais metálicos

Os materiais metálicos já haviam conquistado os itens decorativos e agora também estão presentes nos móveis. Cadeiras, mesas e armários de cozinha ganham a tonalidade metalizada. Materiais como o bronze, o ferro, o cobre e o aço inox, com acabamento brilhoso ou escovado, dão modernidade ao espaço.

Tons terrosos e rosa antigo

As cores naturais fazem sucesso tanto na moda quanto na decoração. Elas trazem conforto e são capazes de nos reconectar com a natureza e a nossa ancestralidade. Por isso, prepare-se para visualizar decorações em tons sóbrios, que remetem à argila: laranja terroso, laranja rosado e rosa queimado.

A melhor indicação para harmonizar esses tons é o rosa quartzo. Também chamado de millennial pink e rosa antigo, essa cor traz a leveza e o equilíbrio que os tons terrosos necessitam, formando um belo contraste. O cinza também é uma boa opção.

Essas são só algumas das principais tendências de decoração de 2018. Você não precisa usar todas ao mesmo tempo, mas com bom gosto e criatividade será possível deixar sua casa moderna e sofisticada.

Gostou das dicas e recomendações? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos relacionados a este tema! Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Venha com a gente!