Quando o assunto é decoração, não tem como dissociá-lo da arquitetura, não é mesmo? Afinal, é ela que define as normas, os padrões e nos orienta a escolher o estilo que mais nos agrada no momento de decorar.

Você sabe como a arquitetura moderna pode influenciar na decoração da sua casa? Este post explica muito sobre o assunto. Confira!

O que é arquitetura moderna?

O Modernismo foi um movimento artístico que influenciou profundamente diversas áreas do conhecimento, e uma delas foi a arquitetura. O crescimento das metrópoles e o advento do automóvel, por exemplo, trouxeram, no início do século XX, mudanças radicais para o comportamento e para a forma de construir cidades e edificações mundo afora.

Frank Lloyd Wright, escritor e arquiteto americano, acreditava que cada projeto deveria ser único, enquanto Le Corbusier propunha mais funcionalidade para a arquitetura, uma alternativa à arte clássica que predominava na Europa.

O conceito de modernismo na arquitetura segue a simplicidade: menos é sempre mais. Entretanto, é importante frisar que simplicidade, neste contexto, não significa trivialidade – trata-se de conceitos bem diferentes.

A simplicidade, aqui, transparece nas formas geométricas que são utilizadas tanto nas construções quanto nos materiais usados. Os arquitetos modernistas se preocupam, principalmente, com a funcionalidade de suas criações e com a praticidade que podem proporcionar para o cotidiano das pessoas.

Quando ela surgiu no Brasil?

No Brasil as principais influências, europeias, começaram a despontar com a Semana de Arte Moderna de 1922 , realizada em São Paulo. Os artistas participantes desejavam conceber uma identidade nacional, e seria por meio de suas criações que essa verve poderia ser retratada.

Uma das melhores formas de compreender os aspectos da arquitetura moderna e sua influência em muitos lares é observar as contribuições trazidas pelos grandes nomes representantes desse estilo.

Quem é a maior inspiração da arquitetura moderna nacional?

Não tem como falar de arquitetura moderna sem citar a obra de Oscar Niemeyer (1907-2012), que definiu os rumos do Modernismo no país.

Seu trabalho, único e simples, ressaltava a valorização das formas por meio das curvas – sua marca registrada. Basta observar Brasília, projetada por ele, cujo plano piloto segue todos os princípios do Modernismo.

Quais são os conceitos mais utilizados?

Le Corbusier definiu os cinco conceitos mais utilizados da arquitetura moderna:

  • fachada livre: essa forma de construção não possui divisórias na estrutura e a planta ganha formatos diferenciados. Um bom exemplo é o Edifício Copan, um it no centro de São Paulo;
  • pilotis: nesse exemplo de construção livre não existem bloqueios; são as colunas que substituem as paredes dos edifícios. O objetivo é permitir que as pessoas caminhem livremente por grandes espaços;
  • terraço jardim: ideia que visa ao aproveitamento do espaço dos terraços, transformando-os em áreas de lazer. Nessa proposta, cria-se um verdadeiro jardim de inverno, com tudo o que é necessário para receber amigos e familiares, como bancos e vegetação;
  • janela em fita: o conceito tem o propósito de melhorar a iluminação dos ambientes. Além de luminosidade, traz muita beleza. A técnica consiste em cobrir a fachada de um edifício com uma fita de janelas simultâneas. O efeito é realmente incrível! No Brasil, uma das referências é a Casa de Vidro, residência de Lina Bo Bardi, sua primeira obra construída.

Como aplicar essas características na decoração dos interiores?

A decoração moderna agrada pela funcionalidade das linhas retas. O ambiente torna-se leve e convidativo.

A sofisticação pode ser alcançada com cores e tons amadeirados, que deixam a decoração mais elegante. O uso de uma paleta viva e forte, que realça o cômodo e cria divisões com toques de preto e de vermelho, é muito frequente nesse estilo.

Em relação à quantidade de móveis, normalmente utilizam-se poucos e grandes, sem muitos detalhes: cobertores no sofá, pufes e cadeiras são bem-vindos. O espaço ganha ares de conforto e aconchego.

Viu como os conceitos da arquitetura moderna podem ser aplicados em nossos lares, mesclando o requinte à facilidade desejada para o dia a dia? Invista nela!

Gostou do post? Não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para saber todas as novidades em primeira mão!