Um dos fatores mais valorizados por quem tem interesse em comprar um imóvel é a sua localização. Uma casa ou apartamento localizado em uma região nobre e central da cidade é, sem dúvida, sempre mais cobiçado.

Uma simulação realizada pela revista Zap Imóveis mostrou que a localização do imóvel tem uma influência em 25% de seu valor. Mas o que exatamente contribui para esta valorização? Confira, neste post, o que é preciso levar em conta na hora de avaliar a localização de uma casa ou apartamento.

Proximidade da região central

O primeiro aspecto a se verificar da localização do imóvel é a distância das áreas principais da cidade. Em geral, quanto mais próximo da região central, junto às áreas que concentram comércio, serviços e lazer, mais valorizado será a casa ou o apartamento.

Acessibilidade

O trânsito é hoje um dos grandes problemas das cidades brasileiras. Nada mais desagradável do que perder horas em engarrafamentos. Além de tempo perdido, é algo extremamente estressante.

Por isso, é preciso analisar as vias de acesso ao bairro, a capacidade das ruas e avenidas e as rotas para as principais regiões da cidade. Não se esqueça de que, em se tratando de trânsito, nem sempre o mais perto é mais acessível.

Em alguns casos, um bairro próximo pode ter um movimento e um volume de veículos muito elevados, o que resulta em dificuldades de acesso se comparado com outro um pouco mais distante, mas com melhores opções viárias.

O ideal é visitar a região em dias e horários diferentes para verificar qual o comportamento do trânsito. Se você utiliza o transporte público, avalie a oferta de táxis, metrô etc. Mesmo para quem utiliza bastante o carro, contar com essas opções pode ser útil.

Segurança

Outro ponto bastante importante para se verificar é a segurança. Investigue se há algum histórico de ocorrências na região. Você pode ter uma noção disso conversando com vizinhos ou moradores mais antigos.

Verifique ainda como é a iluminação no bairro e o movimento, especialmente à noite e nos fins de semana.

Comércio e serviços

Dê preferência às regiões com boa oferta de centros comerciais e de serviços. Verifique se há bons supermercados e farmácias nas proximidades. Academias, shopping centers, restaurantes e bancos também são importantes não apenas por facilitarem a vida dos moradores, mas também por garantir a valorização da região e, por consequência, do seu patrimônio.

Valorização do bairro

Esse também é um item muito importante. Não se esqueça de que a compra de um imóvel, mesmo que seja para moradia, é um investimento. E é preferível utilizar seu capital para adquirir um bem com boas possibilidades de valorização futura.

O próprio mercado da construção civil é um bom termômetro para isso. Veja se há novas obras em andamento na região e qual o perfil delas. Os investimentos públicos em infraestrutura (redes de água, esgoto, asfaltamento, duplicação de vias etc) também apontam para a possibilidade de a região crescer.

Esses são alguns aspectos que precisam ser analisados quando se avalia a localização do imóvel que se deseja comprar. Leve-os em consideração ao escolher sua próxima casa!

E se morar em um imóvel bem localizado é excelente, será melhor ainda se for em um condomínio. Veja o porquê aqui!