Acredito que você já deve ter ouvido alguns depoimentos sobre pessoas que compraram um imóvel e conseguiram revendê-lo por um valor 50% maior, certo? Se você já escutou alguma história deste tipo, fique tranquilo, elas são verídicas.

Mas o que queremos dizer é: para um imóvel se tornar valorizado, acontece uma série de conjuntos, que se entrecruzam, resultado em alta procura (valor elevado) ou baixo interesse (desvalorização do m²).

Mas como saber se o imóvel que você acabou de comprar vai passar por grande valorização ou baixo interesse? Se você quer obter as respostas para esta pergunta, continue lendo este artigo, ele foi feito para tirar todas as suas dúvidas.

 

Primeiramente: o que deve ser considerado na hora de comprar um imóvel?

Antes de finalizar qualquer negociação, é sempre importante colocar em uma balança os pontos positivos e negativos desse investimento. Dessa forma, as chances de garantir uma boa renda de retorno são ainda maiores. Os pontos são:

 

Tempo de retorno do investimento

Ao decidir investir em um imóvel tenha em mente os seguintes pensamentos: quantos anos esse investimento vai demorar para trazer retorno financeiro? Você vai alugar ou vender novamente?

Se você optou por alugar, calcule o valor de locação pelo tempo que o imóvel vai ficar alugado. Baseado nisso, em quantos meses você terá o retorno e o lucro?

 

Qual a possibilidade de lucro do imóvel?

Para saber o resultado desse pergunta, um pequeno cálculo deve ser feito, desta maneira você irá confirmar se o investimento tem chances reais de proporcionar um rendimento atrativo.

A equação é:

Retorno – custo do investimento / custo do investimento

 

Perspectiva de rentabilidade

Mesmo em tempos de baixa economia no país, o investimento em imóveis é muito seguro no Brasil. Você pode avaliar, diversas propriedades sempre estão ganhando mais valor no decorrer do tempo. Isso em diversas cidades.

 

Agora que você já sabe o que considerar na hora de comprar um imóvel, vamos citar os principais aspectos que indicam o potencial de valorização de um imóvel.

Localização

Este é o primeiro aspecto que você deve pesar. Para ser sincero, a localização é o fator mais importante na valorização de um imóvel. Quando falamos “localização”, queremos falar sobre o nível de planejamento urbano ou o potencial de desenvolvimento da área em que o empreendimento está ou estará situado.

 

Acessibilidade

Devido as atividades do dia a dia, diversas pessoas procuram soluções que trazem mais praticidade para a rotina, evitando grandes fluxos de trânsito e procurando moradias que tenham opções variadas de comércios e serviços por perto.

Quando for comprar seu imóvel, procure saber se a região do imóvel está próxima de vias de acesso e se tem escolas, farmácias, padarias e opções de lazer à disposição.

 

Infraestrutura

Leve em conta as características físicas do imóvel. Casas ou apartamentos maiores, com banheiros extras, varandas e mais vagas na garagem tendem a valer mais, pois oferecem mais conforto.

Observe também a estética do empreendimento. A arquitetura e os materiais usados na construção também influenciam bastante. Um imóvel com revestimentos mais nobres e bons acabamentos, tornam o bem mais atraente. Ou seja, ao utilizar materiais mais resistentes, o imóvel precisará de menos manutenção e o morador terá menos gastos no futuro.

 

Quando falamos sobre o potencial de valorização de um imóvel, estes pontos e aspectos que citamos aqui são os mais importantes na hora de um a compra. Mas não se esqueça, checar a segurança do bairro, a documentação do imóvel e o respeito ao projeto original também são fundamentais para a valorização do empreendimento.

 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário. Teremos o maior prazer em responder sua pergunta.