Todo mundo sabe o quanto é importante ter hábitos saudáveis para viver com qualidade de vida de verdade, não é mesmo? Nós gostamos tanto desse assunto que pedimos ao Personal Trainer Eduardo Cury (um grande parceiro e amigo nosso) para contar quais são as principais dicas para cultivar hábitos saudáveis realmente simples e com segurança!

É indescritível a sensação de liberdade de correr pelas ruas e fazer aquele treino como um verdadeiro city tour, mas não dá para simplesmente calçar o tênis e sair por aí correndo. É importante que você pense e esteja atento a alguns detalhes. Neste artigo eu separei algumas dicas que sempre passo para os meus alunos e que vão te ajudar bastante também. Veja cada uma delas com detalhes:

Dica 1: Seja visto: escolha as cores da roupa

Escolha roupas com cores mais vibrantes. Não tenha medo de ousar na camisa verde limão, no short laranja, no amarelo, no azul forte ou qualquer outra cor. Faça sua combinação com estilo, hoje no mercado existem tênis lindos e bastante coloridos de todas as marcas. E todo corredor sabe que as cores, além da moda, é segurança para ser visto nos treinos noturnos ou mesmo nas primeiras horas da manhã.

Dica 2: Proteja-se: sol, desidratação ou frio

Na sua corrida durante o dia, lembre-se sempre de usar uma roupa com proteção UV ou protetor solar, existem protetores esportivos específicos que não irritam os olhos com o suor e garantem proteção mesmo com a transpiração durante o treino. Usar viseira ou bonés também é uma opção indicada – lembre-se de escolher um modelo colorido ou com faixas refletoras e óculos escuros. Se for treinar à noite ou no frio, proteja-se dos ventos cortantes com blusas próprias para treinar. Nos dois casos, com sol ou com frio, os tecidos tecnológicos que são mais leves e ajudam o corpo a liberar o suor, são peças obrigatórias.

Dica 3: Sinta-se livre: pense no trajeto, leve dinheiro, passe em locais estratégicos para tomar água

Correr pelas ruas da cidade traz uma sensação de liberdade incrível, antes de cada treino deste, programe seu percurso, lembre-se que é sempre importante ter um documento de identificação e alguns trocados no bolso. Priorize locais bonitos e que tenha uma infraestrutura que você possa precisar, como água de coco, isotônico, banheiro e local para comprar aquela água mineral gelada sem precisar parar seu treino ou correr com sede e se sentindo desconfortável.

Esteja atento: detalhes para sua corrida de rua

Para evitar qualquer susto e risco de acidentes, conheça o percurso por onde você vai treinar – tipo de piso, se é muito irregular, se existe tráfego pesado, se é seguro, em qual horário tem maior poluição dos carros. Uma dica para evitar acidentes é, nos momentos onde for necessário correr próximo ao meio fio, pegar a via na contra mão, assim você vê os carros que se aproximam, não se assusta com barulhos. É importante estar atento aos carros estacionados, que podem sair de repente da vaga ou abrir a porta de uma vez.

Se você tem o privilégio de morar próximo a um parque, tudo fica mais fácil, além da praticidade de simplesmente descer para o parque. Você conta com mais liberdade para fazer seu treino com mais tranquilidade sem trânsito e barulho da cidade em contato com a natureza.

Estar próximo da natureza é uma exclusividade que colabora para nossa saúde em vários aspectos como o ar puro, a contemplação do verde, a privacidade de ter mais espaço e poder sentir o vento que afeta positivamente nossa qualidade de vida e favorece hábitos mais saudáveis.

Espero que estas dicas possam ajudar você na próxima corrida pela sua cidade. Comente o que achou das dicas, seu feedback é importante para nós.

Conte comigo. Eduardo Cury.