Qual é a importância de viver em uma cidade arborizada? Para Marcos Buckeridge, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é simples.

Em uma entrevista para a revista Época, Buckeridge afirma que uma área urbana verde influencia diretamente na expectativa de vida da população. E, é isso que vemos nas melhores regiões de Goiânia.

Porém, esses lugares têm muitas outras características que contribuem para uma melhor qualidade de vida no município. Segurança, opções de lazer, infraestrutura e amplos ambientes arborizados são algumas delas.

Mas, afinal, de que locais estamos falando? Por que eles são assim tão especiais? Acompanhe o artigo e conheça as áreas mais desejadas de Goiânia!

1. Park Lozandes

Enquanto algumas localidades da cidade de Goiânia estão bem desenvolvidas, e por isso, com uma concentração maior de habitantes e automóveis, o bairro Park Lozandes está apenas “desabrochando”.

No entanto, ele não perde em nada para outras localidades no quesito infraestrutura. Uma prova disso são os inúmeros condomínios residenciais horizontais de alto padrão encontrados ali.

Há também empreendimentos com autorização para a verticalização, e um deles está localizado de frente para o Parque do Cerrado. Quando esse parque for concluído, ele será um dos maiores e melhores do Brasil, com mais de 706.000m² de área.

Um novo local no Park Lozandes já virou referência para a prática de esportes de areia, com quadras de vôlei e futevôlei, mas que também ficou conhecido por sediar shows e eventos como festas de casamento e shows, como o do Seu Jorge e o Carna Gyn.

Outras três referências culturais e esportivas na região são o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que abriga o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e recebe shows e festivais; o Autódromo Internacional Ayrton Senna que além dos esportes automobilísticos de alta performance também acolhe praticantes de ciclismo e corrida de rua; e o Parque Marcos Veiga Jardim que, apesar de novo, já faz sucesso entre os moradores da região.

Além disso, órgãos públicos importantes, como a Prefeitura de Goiânia e o Fórum Cível, fixaram endereço nesse bairro. Também é fácil encontrar academias, shopping, escolas, supermercados e outras lojas de conveniência. Todos de altíssima qualidade, destinados ao público de alto padrão.

Uma das principais características desse bairro é a sua tranquilidade por ser predominantemente residencial, com ruas largas e pouco adensado.

Sem dúvida, morar nesse local é um excelente investimento imobiliário, pois é a certeza de possuir um imóvel que valorizará junto com o desenvolvimento do bairro.

2. Setor Marista

Para aqueles que curtem um ambiente mais tradicional, o bairro Setor Marista pode ser uma ótima escolha. Essa localidade se desenvolveu muito com a migração de famílias de alto poder aquisitivo vindas do centro da cidade.

Elas procuravam um lugar sossegado para viver, que não fosse muito distante do núcleo comercial de Goiânia. Com o tempo, o bairro se tornou conhecido como o reduto da elite goianiense.

Por isso, ele tem muitas opções de bons restaurantes, academias, farmácias, bancos e, ainda, o belo shopping Bougainville.

Há também uma variedade de possibilidades de lazer para o público que gosta da vida noturna.

Outra vantagem do bairro é o nível educacional das instituições de ensino, como o Colégio Marista (que empresta seu nome para o setor), presente em 23 estados e no Distrito Federal.

3. Jardim Goiás

Esse lugar abriga um dos cartões-postais de Goiânia — o Parque Flamboyant. Ele é belamente arborizado com espécies nativas do cerrado e finaliza o seu aspecto cinematográfico com lagos que possuem efeitos luminosos.

Além disso, o bairro é bem próximo de locais importantes como o estádio Serra Dourada e o Shopping Flamboyant, notoriamente o principal reduto de lojas e restaurantes sofisticados da cidade.

Sem contar a presença de bons hipermercados, colégios e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Goiás) — renomada instituição de ensino superior. Por todos esses motivos, o Jardim Goiás é um lugar bem refinado e demonstra isso por meio de seus muitos empreendimentos residenciais de luxo.

4. Setor Bueno

Há pessoas que amam viver em um bairro modernista e esse lugar é o Setor Bueno. De fato, ele é considerado um dos locais mais contemporâneos de Goiânia, e esse detalhe é logo percebido nas construções feitas ali.

Para aqueles que não dispensam uma boa culinária, o bairro tem um dos melhores restaurantes da cidade. Há também dois shoppings: o Buena Vista e o Goiânia. Por toda a localidade é fácil encontrar praças bem cuidadas que espelham a qualidade de vida da região.

Além disso, a farta arborização das ruas contribui ainda mais para a beleza do bairro. E não podemos deixar de falar da presença ilustre do Parque Vaca Brava, que, segundo os moradores do Setor Bueno, tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

Durante o dia, notam-se famílias passeando, fazendo exercícios, piquenique ou apenas apreciando o local. Já à noite, o parque se torna o reduto de bares badalados e restaurantes com atrações musicais.

5. Setor Oeste

Com a necessidade de unir o antigo município de Campinas com o centro da cidade de Goiânia, nasceu um dos bairros mais populosos da região: o Setor Oeste. Uma de suas principais características é a tranquilidade.

Esse local é cheio de praças famosas, como a Tamandaré. Um aspecto que orgulha muito os moradores da localidade é a proximidade com dois importantes parques: o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas.

Devido a isso, o ar do bairro é mais puro. Talvez esse seja um dos motivos de haver tantos hotéis no Setor Oeste. Entre eles estão os melhores estabelecimentos hoteleiros da região.

Ao andar pelas ruas o morador também se depara com bancos, clínicas de estética, restaurantes e outras opções de lazer. No entanto, o destaque especial vai para o zoológico da capital, que, segundo a prefeitura da cidade, tem mais de 147 espécies de animais.

De fato, a cidade de Goiânia tem excelentes lugares para se viver. Com certeza, após conhecer, a vontade de se mudar para um deles vai se tornar irresistível. E tomara que isso aconteça!

O que achou do nosso artigo? Ele lhe ajudou a conhecer as melhores regiões para morar em Goiânia? Se quiser saber mais sobre os empreendimentos de alto padrão disponíveis para venda, entre em contato conosco!