Os arquitetos brasileiros são conhecidos no mundo por seu estilo pessoal e a forma com que expressam a sua criatividade, marca registrada da nossa cultura. Presentes no cotidiano muitas vezes de maneira anônima, esses artistas são os responsáveis por tornar nosso ambiente cada vez mais agradável e funcional.

Neste post você conhecerá alguns nomes consagrados na arquitetura brasileira. Vamos lá?

A arquitetura no Brasil

Certamente, você já caminhou pela cidade e, no meio de infinitas construções, uma chamou sua atenção. Você pode até não ter entendido o motivo, mas parou alguns minutos para admirar as formas, detalhes e o quanto aquela edificação deixou o ambiente mais bonito.

Como é por meio da arquitetura que se conta a história de um local, seu papel é fundamental na formação da imagem nacional. Basta observar o povo brasileiro, que é miscigenado e criativo, e também suas construções, que trazem essas mesmas características.

Encontramos, no Brasil, inspirações que remetem às ocas indígenas, ao luxo trazido pelo barroco, à influência dos países europeus no período colonial e tantas outras manifestações culturais, até chegar a arquitetura moderna, como conhecemos hoje.

Os arquitetos brasileiros

Durante essas transformações, muitos nomes se destacaram e trouxeram visibilidade para o país. Esses arquitetos projetaram obras que, além de únicas em sua beleza, também deixaram os ambientes em que foram construídas muito mais funcionais.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre essas grandes referências históricas, listamos abaixo os principais nomes da arquitetura brasileira.

1. Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é um arquiteto consagrado, sendo uma inspiração para a nova geração de arquitetos e, sem dúvidas, o mais famoso do Brasil. Ele ficou especialmente conhecido pela forma com que utilizava curvas em seus projetos, por seu senso de humor e pelas frases de efeito sobre a vida.

Pioneiro da arquitetura modernista, planejou grandes obras famosas, como o Copan, o Parque Ibirapuera, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e o Centro Cultural, que leva seu nome em Goiânia. Além disso, projetou Brasília e tem mais de 600 obras espalhadas pelo país, sendo as mais peculiares desenvolvidas entre os anos 40 e 50.

2. Giovanni Borges

Giovanni Borges se formou em arquitetura e urbanismo pela PUC de Goiás e é um dos grandes talentos da nova geração. Quando criança, costumava desenhar casas. Atualmente, faz questão de ilustrar croquis para seus clientes — esse é um dos detalhes que o transformou em um profissional de sucesso.

Seu trabalho é voltado para áreas residenciais e comerciais em Goiânia, mas já assinou projetos em outras regiões, como Brasília, São Paulo e Uberlândia.

Em um de seus projetos mais recentes, a “cozinha dos amigos”, Giovanni promete trazer mais conforto a esse cômodo que está deixando de ser apenas uma área de serviço para se tornar um ambiente de convivência. Olha esse decorado que ele fez!

3. Brunete Fraccaroli

Brunete Fraccaroli é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. A brasileira é simplesmente adorada por aqueles que procuram sofisticação e gostam da presença das cores na decoração.

Além de realizar trabalhos de arquitetura e designer de interiores, Brunete ministra palestras, tem publicações no The New York Times e inúmeras premiações.

Desse modo, se tornou mundialmente conhecida e é presença obrigatória nas bienais de arquitetura ao redor do mundo. A “arquiteta colorida”, carinhoso apelido que ganhou no decorrer dos anos, assina projetos em Milão, Nova Iorque e em diversas cidades brasileiras.

4. Leo Romano

Leo Romano, arquiteto goiano, possui uma criatividade invejável, sendo um dos 100 profissionais mais influentes do mercado nacional. O profissional possui quatro graduações voltadas para o design e um mestrado em artes visuais. Além disso, Leo é reconhecido por seu vasto conhecimento, compromisso e dedicação em seus projetos.

Sua carreira possui mais de 20 anos dedicados à arquitetura, com um amplo alcance de atuação. Levam sua assinatura bares, restaurantes, residências e praças. Leo também é constantemente capa de matérias e livros nacionais e internacionais de designer, além de possuir diversas premiações ao longo da carreira.

A arquitetura nacional é muito rica e os arquitetos brasileiros são desejados para trazer conforto, sofisticação e um toque de personalidade aos ambientes. E então, você possui algum arquiteto brasileiro preferido ou de quem é fã? Conte para a gente nos comentários!