Por ser um dos investimentos mais seguros do mercado, a compra de um imóvel — especialmente aquele comprado ainda na planta — exige algumas precauções. Seja para moradia própria, seja para uma negociação futura, a aquisição de uma casa ou apartamento deve ser cercada de cuidados para evitar dores de cabeça.

Um ponto essencial para o sucesso desse investimento é conhecer bem (ou melhor, muito bem) a empresa responsável pela obra. Neste post, vamos dar algumas dicas para você reconhecer se o imóvel que deseja comprar é um empreendimento de uma construtora confiável. Olha só!

1. Conheça os riscos

Por vários motivos, adquirir um imóvel na planta pode ser um excelente negócio. Além de comprar uma casa ou apartamento novinho, com projeto moderno e com ótimas perspectivas de valorização, é possível negociar condições melhores de pagamento, com um valor mais baixo do que o de unidades já construídas.

Porém, há sempre alguns riscos envolvidos, já que você está investindo seu dinheiro em um bem que, até então, nem mesmo existe fisicamente. A obra pode sofrer atrasos ou a construtora pode simplesmente não conseguir concluir o empreendimento.

O imóvel pode apresentar defeitos que você não previa ao fechar o negócio ou mesmo ter alguma pendência legal que dificulta ou atrasa a transferência do bem para o seu nome. Por isso, é essencial conhecer bem a construtora para reduzir o risco de enfrentar estes problemas.

2. Investigue a construtora

O primeiro passo que se pode tomar para verificar se você está lidando com uma construtora confiável é pesquisar sobre sua idoneidade. É possível obter algumas informações importantes usando a própria Internet, verificando, por exemplo, as redes sociais ou sites voltados para consumidores, como o Reclame Aqui.

Também é possível verificar se há reclamações contra a empresa junto ao Procon e avaliar sua situação junto ao sindicato do setor de construção civil.

3. Verifique certificações e outros reconhecimentos

Empresas organizadas e com foco na qualidade do produto que entregam e no bom atendimento aos clientes costumam receber prêmios e certificações. A ausência destes reconhecimentos não significa que a empresa não é idônea, mas são um bom indicativo de como ela trabalha.

A certificação de qualidade ISO 9001, por exemplo, mostra preocupação com os processos de gestão e padrões de qualidade. Já as premiações recebidas por entidades do setor demonstram os bons resultados obtidos e bons produtos entregues.

4. Visite os canteiros de obra

Uma vistoria nos canteiros de obra da empresa permite que você tenha uma boa ideia de como ela trabalha. É possível checar, entre outras coisas, se há organização no trabalho e se os profissionais utilizam os equipamentos de segurança.

O andamento dos trabalhos e o cuidado no canteiro de obras podem mostrar um pouco da forma de trabalho da construtora e dos valores que ela segue.

5. Converse com outros clientes

Outra boa medida para conhecer melhor o produto final entregue pela construtora é ouvir outros clientes (clique aqui). Procure conversar com pessoas que adquiriram imóveis da empresa em empreendimentos diversos e confira se tudo correu bem.

Pergunte, por exemplo, se houve algum atraso na obra ou se ocorreu algum problema com a casa ou apartamento. No segundo caso, questione sobre a atitude da construtora para saber se ela realmente resolveu com agilidade o que não estava nos conformes.

Esses são alguns aspectos que é possível analisar para descobrir se está se tratando com uma construtora confiável. Se você não tem conhecimento de como funciona o mercado de construção, sempre há a possibilidade de buscar o auxílio de um profissional da área, como um corretor de imóveis, para dar aquela ajuda na avaliação.

Por fim, assista esse depoimento do casal Rondinely e Nagila, que receberam seu apartamento do EuroPark.

Assista o depoimento do Rondinely e da Nagila.