A aquisição de um novo imóvel é sempre um passo muito importante. Afinal — além de fazer parte do patrimônio familiar — também é uma forma de ter mais qualidade de vida, segurança e conforto para toda a família. Mas como escolher apartamento ideal?

É preciso muita atenção e cuidado para que não ocorram arrependimentos futuramente. Com o intuito de ajudar nessa questão, elaboramos este post com os principais fatores a serem considerados para que você possa decidir corretamente sobre o novo lar. Acompanhe!

Verifique se a localização é boa

A localização é um dos principais aspectos a ser considerado na busca por uma nova residência, pois é um detalhe que não poderá ser modificado. Para fazer a melhor opção, é necessário observar as necessidades de todos os membros da família, já que um lugar que funciona para uma pessoa, pode não favorecer outra.

A distância para os locais de trabalho e para a escola das crianças são dois fatores que podem determinar se o endereço é viável. Afinal, não adianta escolher o imóvel perfeito se muito tempo será gasto com trânsito. Ainda, considere o desenvolvimento da região, a valorização, opções de entretenimento e a segurança.

Observe a infraestrutura do imóvel

Para escolher o apartamento ideal, também é essencial observar a infraestrutura da residência. Analise a idade da construção, o tamanho e a disposição dos ambientes, o estado geral em que se encontra.

Considere a necessidade de pequenos reparos e reformas para oferecer maior comodidade à família. Além disso, procure evidências que possam revelar problemas —  por exemplo: infiltrações, rachaduras, pisos em desnível. Essa inspeção minuciosa evitará aborrecimentos futuros.

Avalie o prédio ou condomínio

A vantagem de morar em um apartamento é que, geralmente, ele compõe um condomínio. Essa área também precisa passar por uma análise. Caso não faça parte, observe bem o prédio.

Examine as condições das áreas comuns, as opções de lazer, posição e número de vagas da garagem. Além disso, atente-se para o estado dos elevadores e se o local conta com uma portaria 24 horas. Pondere se o local atende a todas as suas necessidades e desejos.

Analise a incidência solar

A incidência da luz solar desempenha um papel importante na valorização do apartamento. Quando em excesso, pode deixar o local quente e abafado —  o que tornará o ambiente desconfortável e resultará em mais custos com ar-condicionado. Porém, na falta dela, seu lar ficará úmido e escuro — fator que aumentará as chances do aparecimento de problemas como alergias e mofo.

O mais adequado é que o apartamento tenha boa iluminação natural. A luz do sol deve entrar diretamente no local no início da manhã e no final da tarde. Dessa forma, a temperatura será amena e a luminosidade ficará perfeita.

Pense a longo prazo

É bastante comum pensarmos apenas no presente ao buscarmos um local para morar, mas é fundamental pensar a longo prazo. Então, faça uma projeção de como será a sua vida e a dos outros membros da família daqui a alguns anos. Reflita sobre suas necessidades e desejos atuais, mas não deixe de analisá-los sem considerar o futuro.

Enfim, adquirir um imóvel exige planejamento e uma análise detalhada tanto do local, quanto da região em seu entorno. Por mais que isso possa trazer dúvidas, nossas dicas certamente ajudarão você a escolher apartamento ideal. Não deixe de segui-las!

Agora que você entendeu o que considerar na escolha de um imóvel, aproveite para saber como identificar uma construtora confiável!