O banheiro é um dos locais preferidos da casa. Quem não gosta de chegar do trabalho cansado e tomar um banho bem relaxante? Talvez, seja o único momento do dia dedicado apenas para você. Pois bem, nada mais justo que ter um banheiro confortável e isso inclui todas as partes deles, incluindo a cuba.

Escolher uma cuba ideal é um desafio para muitos já que existem muitos tipos disponíveis no mercado. E, quando há muitas opções, é normal se sentir perdido. Talvez você queira dar preferência ao design, ao material, à cor, enfim, há muitos fatores que podem ser selecionados na hora de escolher a cuba ideal.

Um boa maneira de fazer isso é conhecendo um pouco sobre os principais tipos do mercado e também os estilos que cada uma representa. Veja abaixo um pouco mais sobre o assunto!

Quais os tipos de cuba?

Embutido

A cuba aqui é colada por baixo da pedra da bancada. É um excelente modelo para quem gosta de mais espaço e de um local mais minimalista, com uma quantidade mínima de elementos. A pia fica escondida por um gabinete mais conhecido como saia que pode ser do mesmo material da bancada.

Sobreposto

Aqui a cuba é colocada sobre a bancada e a parte superior da pia ficará aparente. Na parte de baixo, ou seja, abaixo da bancada, ficará a outra parte da pia, por onde deve passar a estrutura de canos.

Esculpida

Chamada de válvula oculta ou cuba montada, a cuba esculpida é um tipo bem parecido com o tipo embutido. O ralo da pia fica escondido por uma placa feita do mesmo material da bancada. É uma ótima opção para aqueles que desejam unir funcionalidade à estética.

Suspensa

Esse tipo pode ser com ou sem coluna. É o modelo mais comum que existe de cuba e que é fixada diretamente na parede. Isso ajuda por ser uma pia que não apresenta necessidade de uma bancada, sendo perfeita para espaços menores.

Semi-encaixe

Para aqueles que não querem abrir mão de uma bancada, mas precisam de algo pequeno, o tipo de cuba de semi-encaixe é perfeito. Nesse caso, a bancada deverá ter, no mínimo, 35 cm de profundidade para que boa parte da cuba fique encaixada. A parte superior, com as bordas laterais, ficam do lado de fora da bancada.

Como escolher a cuba ideal?

Agora que você já sabe os principais tipos de cuba que existem no mercado, você já pode fazer uma escolha melhor para o seu banheiro. Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração.

Estilo

Considerar o estilo do seu banheiro é fundamental. Por exemplo, se for um caso de um estilo mais minimalista, as cubas de encaixe ou que ficam dentro da bancada são perfeitas. Um banheiro com decoração mais clássica, exigem cubas e cores também clássicas.

Espaço

Esse é um ponto que precisa ser observado, afinal de contas, se o banheiro não possui um local para colocar a bancada, de nada adianta escolher cubas que precisam desse acessório. Portanto, tenha uma boa noção do espaço que possui antes de comprar.

Material

Uma variável muito importante. Opte por um material que seja fácil de limpar e, caso escolha uma cuba com um material mais natural, pegue aquele com menor grau de porosidade possível.

Conhece alguém que está precisando dessas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!