O aumento da expectativa de vida registrado nos últimos anos é um fato a ser comemorado. Porém, essa boa notícia desperta uma preocupação: além de viver mais, é preciso viver melhor.

Quanto mais cedo nos prepararmos para a chamada melhor idade, mais condições teremos de curtir essa fase da vida com saúde, bem-estar e disposição. Para quem ainda não parou para pensar sobre isso, preparamos este artigo com algumas dicas que podem ser adotadas agora para envelhecer com qualidade de vida. Confira!

1. Tenha uma alimentação saudável

Um cuidado essencial para garantir a vitalidade para curtir a velhice é manter uma boa alimentação. Quanto mais cedo você adotar uma dieta equilibrada, mais bem preparado estará o seu corpo para enfrentar a terceira idade.

Comece reduzindo ou mesmo eliminando o consumo em excesso de açúcar, sal e alimentos ricos em gordura saturada. Se possível, troque a carne vermelha pela branca, que é mais saudável. Pode ser difícil no início, mas é importante entender que essas mudanças poderão trazer grandes benefícios ao seu bem-estar no futuro.

Outra dica interessante é inserir alguns grupos de alimentos em sua dieta. Os alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como o cacau, a cenoura e a soja, ajudam a controlar os radicais livres, que contribuem para o surgimento de doenças cardíacas.

2. Mantenha o corpo em movimento

Manter o corpo em atividade também é muito importante para garantir disposição e saúde na terceira idade. Se você não é um atleta, não se preocupe. Caminhar regularmente já é suficiente para obter bons resultados.

Assim como na alimentação, quanto mais cedo você criar o hábito de se exercitar, melhor será o seu desempenho quando estiver mais velho. Saiba que já não há mais tabus quanto à prática de exercícios na terceira idade. Praticamente todas as atividades físicas podem ser realizadas pelos idosos, desde que devidamente supervisionadas pelo médico e por um educador físico.

3. Exercite sua mente

Exercitar a mente é tão importante quanto manter o corpo ativo. As atividades intelectuais são fundamentais para garantir disposição e boa memória. Aqui também não há limites ou preconceitos, há diversas atividades que podem ajudar a manter sua mente ativa.

Experimente, por exemplo, aprender a tocar um instrumento ou mesmo falar um novo idioma. Esses são exemplos de atividades que podem manter sua capacidade cognitiva em atividade, o que também é importante para a qualidade de vida.

4. Busque por boas relações sociais

A solidão e a sensação de abandono são grandes inimigos para o bem-estar e a qualidade de vida nas pessoas na terceira idade. Por isso, é importante manter uma vida social ativa. Além da atenção da família, que deve se preocupar com a inclusão de seus idosos, hoje é possível encontrar grupos que promovem eventos da terceira idade.

5. Viva em um ambiente de qualidade

O bem-estar também está nas pequenas coisas do dia a dia — e a casa tem um papel importante neste aspecto. Morar bem, em um lar que garanta uma boa dose de independência, também é muito bom para a saúde.

Sendo assim, é fundamental planejar o futuro e escolher uma casa ou apartamento que possa atender aos seus desejos e expectativas para a velhice. Lembre-se de que conforto, segurança e lazer são essenciais!

Se você quer envelhecer com qualidade de vida, siga essas dicas e veja o que mais pode ser mudado na sua rotina em prol da sua felicidade e bem-estar.

Você tem mais alguma sugestão do que pode ser feito para viver cada vez mais e melhor? Então, compartilhe suas ideias nos comentários!