Ter uma casa aconchegante é fundamental para a qualidade de vida. Afinal, tudo o que desejamos após um longo dia de trabalho é relaxar em um ambiente confortável para aliviar o estresse e nos prepararmos para um novo dia, não é mesmo? Isso sem falar que um ambiente confortável é ideal para receber os amigos e familiares para passar bons momentos juntos.

Para oferecer ainda mais aconchego no seu lar, vamos apresentar quatro ideias de decoração que influenciam bastante nesse aspecto. Dessa forma, você e sua família poderão usufruir de muito bem-estar com algumas mudanças bem simples no décor. Acompanhe nossas dicas!

1. Coloque almofadas e mantas nos sofás

Apostar em almofadas é uma maneira extremamente simples e que confere muito conforto e aconchego à sua sala de estar. Prefira as que são fabricadas com um enchimento bem macio e que tenham capas harmônicas com o restante da decoração da sua casa. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade, caso contrário, terá efeito oposto: em vez de proporcionar conforto, atrapalhará a acomodação das pessoas.

Colocar mantas nos sofás também é uma ótima ideia! Além de darem um toque especial no décor, ainda servem para aquecer naqueles dias mais friozinhos.

2. Tenha um tapete macio

Usar tapetes macios é uma ótima maneira de reforçar a sensação de conforto em um ambiente, principalmente aqueles com pelos mais compridos, que criam uma camada acima do piso frio. Esse tipo de tapete é ideal para quartos e salas de estar — experimente e se surpreenda com o ar aconchegante dos ambientes!

Uma excelente dica é optar por um tapete da mesma cor (ou de tonalidade muito próxima) a das cortinas. Isso valoriza a unidade visual do cômodo, ampliando a sensação agradável ao permanecer no local.

3. Enfeite a casa com plantas

Utilizar plantas na decoração é fundamental para deixar a casa ainda mais aconchegante. Afinal, elas trazem mais vida ao ambiente e proporcionam maior conforto térmico. Se não for possível montar um jardim de inverno ou jardim vertical, aposte em arranjos florais sobre a mesinha da sala de estar, na mesa da sala de jantar, ou pequenos vasinhos com lavanda ou suculentas no banheiro e lavabo.

4. Aproveite a iluminação natural

A iluminação é um fator essencial para o conforto e aconchego nos ambientes. A luz natural (ou as de tons mais amarelados) valoriza muito os espaços, mantendo-os mais arejados, acolhedores e bem iluminados. Para aproveitar essa iluminação maravilhosa e gratuita, deixe as cortinas abertas durante o dia ou use cortinas de tecidos leves, como o tule e voil.

Seguindo essas dicas, certamente você terá uma casa aconchegante, perfeita para aliviar o estresse e cansaço do dia a dia. Além disso, não tenha dúvidas de que suas visitas se sentirão extremamente à vontade e confortáveis nos encontros em sua casa.

Se você gostou deste artigo, o que acha de ler nosso outro post sobre o que não pode faltar em uma varanda gourmet? Assim, sua casa será ainda mais elogiada e gostosa para morar!