Decorar a casa é sempre um momento muito especial. Afinal, estamos cuidando do espaço que deve refletir não somente a personalidade de quem mora nela, mas também se adequar ao seu estilo e momento de vida. Além de tornar o ambiente confortável e cheio de charme.

Com tantos estilos e tendências surgindo a cada minuto, fica complicado saber o que realmente considerar na hora de deixar a decoração de casa com o toque ideal e adequada para a sua idade. Pensando nisso, vamos apresentar neste post algumas dicas valiosas para que você possa ter um espaço do jeitinho que você merece. Confira!

Estilo não tem idade

Certamente, você gostaria que a sua casa refletisse o seu gosto pessoal, seja ele mais rústico ou sofisticado, sem parecer inadequado para a sua faixa etária, certo? Mas, quando o assunto é decoração, a primeira coisa que devemos ter em mente é que estilo não tem idade, portanto, não há regras.   

É claro que a escolha dos objetos e elementos diz muito sobre os moradores, então siga as dicas de decoração, mas sempre colocando um pouco do seu estilo e gosto pessoal. Afinal, o que vale é sentir-se bem e acolhido no ambiente que você estiver.

Conheça o seu momento de vida

Com esse pensamento, vamos fazer uma rápida retrospectiva. Quando você saiu da casa dos seus pais e conquistou o seu primeiro apartamento, do que você precisava? Geralmente, a resposta é um espaço simples e funcional.

A ideia para iniciar a decoração de casa é a mesma. Com o passar dos anos, as necessidades vão mudando e, além da funcionalidade, queremos beleza e conforto no lar. Então, pergunte a si mesma: qual o mínimo que sua família precisa? É apenas um casal? Tem idosos ou crianças? Você costuma receber muitas visitas? Trabalha em casa? Tudo isso precisa ser pensado, pois todos precisam se sentir bem e felizes no local.  

Invista em móveis e objetos decorativos 

Agora, chegou o momento de arrasar, escolhendo os móveis e objetos que vão compor o seu ambiente. Existem algumas dicas de design que são válidas tanto para primeira decoração como para mudanças. Quer saber quais são eles? Vamos lá!

Saiba o real tamanho do seu espaço

Não tenha medo de medir paredes, olhar a planta da sua casa ou apartamento. Mesmo que você não vá investir em móveis planejados, evita a dor de cabeça de comprar um sofá maravilhoso que cabe no seu orçamento, mas não na sua sala.

Tenha móveis de destaque

Outra dica bem eficiente é ter um móvel ou um objeto que seja o destaque da sua decoração. Pode ser em apenas um ambiente ou em todos os cômodos da casa. Mas precisa ser uma peça exclusiva e diferenciada. Para escolhê-la pense: quando alguém te visitar e ver aquele lustre, vai lembrar-se da sua casa por semanas.

Esses móveis podem dizer quem são os moradores, para os idosos, normalmente terão um estilo mais conservador. Um casal mais jovial não teria medo de apostar em diferentes cores e texturas, ou em materiais cromados, por exemplo. 

Não esqueça a praticidade e a segurança

O tapete lindo é realmente funcional? Pense que para manter o luxo e a sofisticação é necessário, também, manter a limpeza do ambiente. Então aposte em itens que tenham praticidade. E mais, tenha sim uma decoração perfeita, mas sempre se preocupando com os demais moradores. Atenção às quinas, objetos escorregadios ou itens que possam atrapalhar a mobilidade, principalmente se na casa houver idosos, animais de estimação e crianças.  

Dê toques pessoais

Para finalizar, o melhor conselho para tornar um espaço único e adequado: os toques pessoais. Não é necessário gastar muito, mas, às vezes, investir em criatividade. Uma parede com fotos, objetos divertidos ou temáticos, papéis de parede e até mesmo quadros são ótimos indicadores da faixa etária de quem vive no ambiente. 

A decoração de casa é o momento ideal para curtir a família, por isso, ouça os outros moradores, o que eles gostariam, e tente incorporar todos esses elementos com bom gosto e sofisticação. Dessa forma, certamente você terá um lar mais organizado e com um estilo todo pessoal que vai deixar todo mundo admirado.

Se você gostou do post, compartilhe nas redes sociais. Inspire-se com as sugestões e divirta-se!