Quem não gosta de ter uma obra de arte na casa dando mais vida ao ambiente? E não estamos falando apenas dos quadros magníficos de grandes pintores, mas também de esculturas e até mesmo da mobília que foi assinada por um designer. Tudo isso pode fazer parte da sua decoração com obras de arte. 

Mas aí vem a pergunta: como decorar com essas peças? Existe alguma regra a ser seguida? Não precisa seguir exatamente uma regra, mas há algumas dicas que certamente podem ajudar. Confira abaixo!

Aposte na assimetria

Você pegou um quadro nas mãos e já pensou em colocá-lo bem no centro da parede da sala de visitas e logo acima do sofá não é mesmo? Bom, não é isso que estamos buscando, mas sim, fugir do óbvio e dar destaque à decoração, especialmente à obra de arte. Para isso, a dica é colocar o quadro em uma das laterais da parede, isso certamente chamará muito mais atenção por fugir da normalidade.

Invista em cores

Se você gosta de cores ou curte uma decoração neutra, mas com uma peça de cor destaque, então as obras de arte ficam muito bem na sua sala. Pode ser aquele sofá feito com exclusividade pelo designer ou aquela belíssima escultura. Colocar essas peças em ambientes de cores neutras certamente chamará a atenção.

Inclusive, as obras de arte com cores mais vibrantes ficam ótimas nos quartos, mas cuidado. A depender da cor, não coloque em frente à cama. Cores quentes como o vermelho, por exemplo, podem atrapalhar na hora de dormir. Aliás, colocá-lo na parede da cabeceira pode ser uma excelente ideia.

Analise o contraste

Quer dar destaque à sua obra de arte? Então escolha um ambiente em que haja um contraste entre a obra e o restante do local. O banheiro (sim, o banheiro também é local de obras de arte) costuma ser um bom lugar para isso, pois, normalmente, é decorado com tons claros, azulejos brancos e assim, fica mais fácil decorar com uma escultura ou um quadro. Mas é preciso ter cuidado com o tipo de item que coloca nesse local por conta da elevada umidade.

Arrume em sequência

Já pensou em transformar o corredor de casa em uma verdadeira galeria particular? Por ser um local de passagem de pessoas é uma ótima opção para dar maior destaque a todas as suas obras, especialmente se for logo na entrada da casa. Outro local bom para colocar quadros e esculturas é no hall de entrada se for interno. Assim que os seus convidados cruzarem a porta, ficarão maravilhados com a incrível visão.

No caso de ter mais de uma obra de arte em um único cômodo, dê atenção às cores. Elas devem harmonizar entre si, então, verifique se eles fazem parte da mesma cartela, é uma ótima forma de não errar e acabar causando uma tremenda poluição visual.

Lembre-se: a obra de arte escolhida deve ser compatível com o seu gosto, portanto, invista em algo que realmente goste, afinal de contas, você olhará para ela a todo momento.

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e aprenda a decorar a sua casa como ninguém!