Não é de hoje que a sociedade tem se mostrado cada vez mais preocupada com o futuro do planeta e engajada em causas ambientais. Um ótimo exemplo para tal afirmação, é o aumento do número de cidades brasileiras que disponibilizam o serviço de coleta seletiva.

Segundo uma pesquisa do CEMPRE (Compromisso Empresarial pela Reciclagem), de 81 municípios que ofereciam o serviço em 1994, o número subiu para 1.227 em 2018, o que totaliza 22% das cidades brasileiras. Apesar do aumento, a coleta seletiva não atinge necessariamente toda a extensão desses locais e nem todos os moradores têm acesso à iniciativa.

Como sabemos, muito trabalho há de ser feito para que a separação de resíduos seja uma realidade para a maioria da população, mas nós, da EuroAmérica, já começamos a fazer nossa parte. Continue a leitura deste artigo e fique sabendo como a coleta seletiva do EuroPark pode contribuir positivamente com a preservação do meio ambiente.

 

O que realmente é a coleta seletiva?

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção maciça de produtos na natureza, onde muitos deles levam bastante tempo para se degradar, por exemplo, o papel leva de três a seis meses, o filtro do cigarro e o chiclete levam cinco anos, a lata de aço de cinco a dez anos, o náilon mais de 30 anos, o plástico e o alumínio centenas de anos, o vidro mais de mil anos e a borracha leva um tempo indeterminado.

A coleta seletiva obedece a Resolução do CONAMA nº 275 de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos.

Os mais comuns e aplicados em nosso condomínio são:

  • Azul – papel e papelão;
  • Vermelho – plástico;
  • Verde – vidro;
  • Amarelo – metal;
  • Marrom – resíduos orgânicos.

 

Como funciona a coleta seletiva no EuroPark?

No EuroPark, acreditamos que a transformação começa por dentro, por isso, incentivamos este tipo de proposta em nossos books e também no momento da venda de cada um dos nossos apartamentos, assim, transformando cada novo cliente em um “morador sustentável”. Além disso, buscamos propagar a separação dos materiais, desta maneira repassando aos moradores dentro do condomínio o quanto o sistema de coleta seletiva é importante.

O EuroPark disponibiliza coletores (lixeiras) para que a separação de resíduos seja possível. A quantidade de dispositivos varia de acordo com o número de apartamentos.

A partir do momento em que os moradores e o síndico estão informados sobre como fazer a separação de resíduos e com os coletores instalados no condomínio, a coleta seletiva é realizada.

 

Sustentabilidade que gera economia

Desde seu projeto, o EuroPark foi desenvolvido para ser um empreendimento inteligente, que visa otimizar os recursos naturais ao mesmo tempo que gera conforto e economia aos moradores. Além da coleta seletiva, este empreendimento possui:

  • Aproveitamento da água das chuvas;
  • Drive regenerativo dos elevadores;
  • Coleta de pilhas e baterias;
  • Captação de óleo de cozinha;
  • Captação de energia solar para iluminação de áreas do jardim;
  • Entre outros.

 

Quais são as vantagens de incentivar a coleta seletiva

As maiores vantagens de incentivar a coleta seletiva são os impactos positivos para o meio ambiente e a conscientização popular. Oferecemos o serviço porque é importante que os moradores aprendam a melhor maneira de transformar o lixo em algo que seja produtivo para eles e para o meio ambiente.

Portanto, é possível fazer com que os moradores tenham mais consciência dos impactos que este serviço gera em seu município, como mais empregos, reutilização de produtos descartados por cooperativas e artesãos, e diminuição das toneladas de lixos despejadas diariamente nos aterros sanitários.

A partir do momento em que pratica a segregação de resíduos, a pessoa assume uma responsabilidade e leva os conceitos da sustentabilidade para o seu dia a dia. Com isso, ajudando a reduzir os impactos diários ao meio ambiente.

 

E você, tem o hábito de separar o seu lixo em reciclável e não reciclável? Caso resida no EuroPark e queria saber mais sobre essa iniciativa, converse com a gente, teremos o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.