Quem tem um cachorro em apartamento sabe o quanto ele é importante para todos, ele é um membro da família. Consegue trazer muita alegria e desperta o melhor em cada um de nós com o amor que transmite. Mas, como qualquer outro ser vivo, ele consegue fazer uma boa sujeira onde vive.

Não estamos falando apenas do cocô e do xixi, mas também dos brinquedos espalhados e da bagunça que alguns cachorros mais elétricos conseguem fazer, especialmente apartamentos, que costumam ser pequenos, e assim, o cãozinho precisa liberar essa energia de alguma maneira.

Para manter o seu lar sempre limpo ainda que tenha um cachorro no seu apartamento, listamos abaixo algumas que podem ajudar muito!

1. Adestre o cão

Da mesma forma que precisamos educar as crianças, precisamos adestrar o cachorro e ensinar a ele alguns limites. Por exemplo, desde bebê ensine a ele qual é o lugar certo para fazer as necessidades. Para ajudá-lo nisso, você pode dar um incentivo como um petisco sempre que ele fizer no local certo.

Outra estratégia é usar folhas de jornal para forrar o chão do local no qual ele fica. Com o passar do tempo, vá reduzindo esse espaço gradualmente até que fique restrito a uma folha. Certamente ele identificará o local para usar.

2. Mantenha os potes de ração limpos

O seu cachorro terminou de comer? Retire o pote de ração, lave e guarde para usar apenas na próxima refeição. Não se preocupe, pois ele não ficará com fome, os cães não comem com tanta frequência quanto nós. Além disso, os especialistas não recomendam deixar a comida facilmente ao alcance do bicho. Eles precisam sentir que há pouco para comer ou então perdem o interesse pela comida facilmente.

3. Limpe bem sofás e tapetes

Acidentes podem acontecer e o cachorro pode vomitar ou fazer cocô ou xixi no tapete ou no sofá. Nesses casos, você deve remover a parte sólida com cuidado para não arrastar a sujeira e piorar a situação. Depois, limpe com água e detergente, esfregando com uma bucha. Por fim, para secar, coloque papel toalha por cima e com um peso para não voar. Troque o papel de tempos em tempos até que todo o líquido seja absorvido.

E para remover o cheiro que fica depois? É simples, basta fazer uma solução com 50 ml de vinagre e 100 de água. A solução deve ser borrifada no local e não há necessidade de esfregar.

4. Dê banho

Cachorros que moram em apartamentos precisam de banhos com uma frequência de 1 vez por semana ou o que o seu veterinário recomendar porque essa frequência depende também da raça. Você pode dar o banho em casa (muito cuidado com os ouvidos) com produtos específicos e secando bem para evitar a proliferação de fungos nas patas e também doenças de pele. Também pode levar a um pet de confiança para que ele tome banho com profissionais.

No mais, é manter a casa sempre limpa e se o seu condomínio tiver um espaço para os pets, melhor ainda, pois ele pode ficar ali enquanto você limpa tudo. Todos os dias varra o apartamento ou passe um pano molhado para remover os pelos que caem naturalmente do cachorro. Usar cheirinho para ambiente também ajuda muito a controlar alguns odores. Alguns podem achar que é muito trabalho, mas o amor que o seu cachorro oferece compensa muito mais!

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que têm cachorro em apartamento a manter o local sempre limpo!