Apesar de ser um dos cômodos mais importantes da nossa casa, o primeiro local que vamos depois de acordar e o último antes de deitarmos para dormir, ele é um coadjuvante na residência. Mesmo assim, um banheiro decorado com bom gosto e estilo faz toda a diferença.

Pensando nisso, preparamos este post para você que quer aprender dicas para transformar o seu banheiro em um ambiente sofisticado e elegante. Ótima leitura!

Conheça os tipos de decoração para banheiro

Acredite: ao usar o banheiro da sua residência, as pessoas observam as condições e costumam generalizar na avaliação, alcançando o restante da casa e os seus habitantes.

Portanto, se você pensa que o cômodo é apenas um espaço de utilidade, é hora de rever os seus conceitos e planejar uma decoração que faça do local uma área requintada e agradável.

Para colaborar nessa tarefa, relacionamos os principais tipos de decoração de banheiro para você se inspirar e repaginar o seu com aquele toque pessoal e chique. Confira!

Clássico

É do tipo que não sai de moda e nem se deixa influenciar pelos modismos de ocasião. Prevalece a decoração simples e as cores sóbrias. Predomina o porcelanato em branco ou bege, com box em vidro temperado.

Contemporâneo

A organização e a limpeza são os critérios fundamentais do estilo contemporâneo. Usa-se o essencial, mobiliário simples e pouco enfeitado. Evite cores fortes e padrões muito elaborados, como os mosaicos.

Rústico

O ideal é que as peças tenham características artesanais. Entretanto, não confunda com itens de estilo industrial ou clássico, principalmente porcelanatos claros ou azulejos brancos. Pedra e madeira, o verde e o marrom escuro são bem-vindos. Luminárias e outros objetos em ferro fundido ajudam a criar a sensação rural.

Retrô

A proposta desse tipo de decoração é relembrar décadas passadas, com o uso de cerâmica retangular branca e azulejos em padrões de mosaico. Molduras com temas art déco e art noveau ou imagens antigas podem ser usadas como acessórios decorativos.

Saiba o que é charmoso em um banheiro decorado

Depois de escolher o tipo de decoração que mais tem a ver com você e com o clima que pretende criar, veja o que faz a diferença e o que é tendência para transformar o seu banheiro.

Espelhos

Banheiro sem um espelho? Mesmo que seja o modelo mais simples, é estranho pensar em um banheiro sem essa peça. Ele é fundamental tanto pela sua utilidade quanto pelo visual encantador que oferece ao ambiente. Você tem opções: do espelho simples, com moldura e até mesmo aquele se parece com um armário completo. Com bom gosto, decida por um modelo que combine com o tipo de decoração do cômodo.

Iluminação

Como é um espaço no qual cuidamos da nossa higiene pessoal, a iluminação deve ser planejada de modo a não ofuscar e nem ser penumbra. Você tem várias alternativas de luminárias e lâmpadas para distribuir a luz conforme o clima que você deseja para o ambiente.

Papel de parede, plantas e azulejo de metrô

Além do espelho e da iluminação, atente para as tendências que vão fazer sucesso na decoração de banheiros.

O papel de parede está em alta e é sempre uma opção prática e eficiente. O mercado oferece uma grande variedade de estilos e estampas que enriquecem a beleza do cômodo.

Outra tendência charmosa são as plantas apropriadas para o local. Elas dão um toque de natureza e frescor. Se você não conhece quais são as espécies ideais, procure a orientação de uma floricultura.

Além do papel de parede e das plantas, a cor rosa millennial é a grande estrela do décor. Junto com ela, os azulejos de metrô (subway tiles), considerados um clássico do mundo decorativo, vêm com toda a força para marcar presença no embelezamento do banheiro.

Para ter um banheiro decorado com charme e requinte, é indispensável planejar o que se deseja, pesquisar tendências, usar a criatividade, o bom senso e o bom gosto, independente do tamanho da área. O importante é que a sensação de conforto e bem-estar esteja sempre presente no ambiente.

Gostou das nossas dicas e quer manter o clima sempre agradável em casa? O que acha de saber como fazer Feng Shui no quarto e atrair boas energias? Até a próxima!