Adquirir um imóvel novo é sempre uma decisão muito importante, seja pelo alto valor investido, seja pela escolha de um local definitivo para morar. Assim, muitas pessoas cogitam comprar apartamento na planta, mas ainda têm muitas dúvidas sobre essa opção.

Então, neste post, apresentaremos as vantagens e os cuidados que devem ser tomados ao escolher sua nova residência. Dessa forma, você terá plenas condições de decidir-se por um local que sempre sonhou, sem que algo saia errado na negociação. Acompanhe!

A compra de um apartamento na planta é mais barata

Em comparação a um imóvel novo já pronto, o adquirido na planta é mais barato. Como a obra ainda está em andamento, as construtoras precisam captar recursos para o seu prosseguimento. Então, negociam os apartamentos a preços mais baixos para que a venda seja efetuada mais rapidamente, e, com isso, o dinheiro necessário para a construção é obtido em um tempo menor.

Uma maior valorização do imóvel comprado na planta é observada posteriormente

Esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a tomar essa decisão: há uma valorização média de 30% do valor inicial. Ou seja, quando for entregue ao proprietário, o imóvel valerá 30% a mais do preço pago no momento do contrato. Essa valorização contribui muito para que o proprietário eleve o padrão do imóvel a ser adquirido.

As instalações são mais modernas

Ao comprar apartamento na planta, há a certeza de que as instalações e os materiais utilizados são novos. Desse modo, não será preciso gastar com consertos em encanamentos ou parte elétrica. Isso significa ainda mais economia para o futuro proprietário. Além disso, algumas incorporadoras permitem que o comprador requisite melhorias durante a construção, como mais tomadas em determinados cômodos, por exemplo.

A personalização do ambiente é uma possibilidade

Dependendo da incorporadora, há a possibilidade de o comprador escolher os acabamentos: tipos de pisos, azulejos, cor das paredes, algumas instalações de banheiros e lavabos etc. Sendo assim, o imóvel atenderá perfeitamente as necessidades e os gostos dos moradores. Além disso, logo na primeira visita, é possível visualizar as dimensões dos espaços. Isso permite planejar a decoração e a melhor disposição do mobiliário.

A documentação é mais segura

Na compra de imóveis antigos, é comum haver problemas com a documentação: a propriedade pode estar em inventário, os registros podem estar incompletos, pode haver atrasos em pagamentos de impostos e taxas, entre outros. Isso não ocorre ao negociar na planta. Porém, é preciso ter certos cuidados para evitar futuros problemas, como:

  • ler o contrato com muita atenção;
  • verificar as formas de pagamento e a possibilidade de arcar com a dívida;
  • procurar uma incorporadora idônea;
  • observar atentamente à documentação requisitada pela empresa construtora;
  • analisar atentamente e guardar o memorial descritivo.

Portanto, comprar apartamento na planta é um investimento que vale muito a pena, pois resulta em economia e valorização do imóvel; além de haver a possibilidade de melhorias e escolhas personalizadas na obra. Dessa forma, você terá um imóvel que atenderá perfeitamente aos seus desejos e necessidades, morando em um ambiente que sempre sonhou.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre decoração e como escolher o lugar ideal para morar, não deixe de assinar nossa newsletter agora mesmo!