Quem mora nos grandes centros urbanos sabe o quanto é complicado comprar uma casa ou apartamento. Além dos preços altos, a busca por imóveis bem localizados também pode ser um grande desafio. Mas, mesmo com essas dificuldades, o investimento em imóveis dificilmente deixará de ser tendência nos próximos anos.

Além disso, ter a casa própria é um sonho cultivado por muitas pessoas, principalmente por influência dos pais. Porém, à medida que as atividades urbanas se concentram em determinadas regiões, fica cada vez mais difícil encontrar boas opções de moradia por um valor mais em conta.

Nesse cenário, o investimento em apartamento acaba sendo interessante para quem quer comprar um imóvel a um preço mais convidativo e, ao mesmo tempo, ter uma propriedade perto dos grandes centros.

Existem mecanismos que, por exemplo, permitem o financiamento de imóveis com recursos da poupança e do FGTS, modalidades com juros geralmente mais baixos.

Além disso, conseguir identificar o movimento de desenvolvimento de uma região pode ser uma grande oportunidade.

Ainda duvida que um apartamento pode ser um bom investimento? Então acompanhe o post!

Como encontrar o apartamento ideal

A busca por um apartamento exige tempo e paciência, afinal, inúmeros fatores devem ser considerados nesse momento. Preço, localização, tempo de deslocamento até o trabalho e serviços disponíveis na vizinhança, por exemplo, são alguns deles.

O ideal é que você comece sua busca organizando suas preferências. Faça uma lista do que é prioridade e comece sua pesquisa a partir das opções que mais te satisfazem.

Considere também as condições de pagamento. Procure negociar nos menores prazos dentro de suas possibilidades. Sempre é possível conseguir um bom desconto para pagamentos à vista.

Como transformar um apartamento em fonte de renda

A partir da compra, é possível obter renda com o investimento em apartamento de duas formas:

Aluguel

Como já falamos, há uma grande procura por locais para morar perto dos grandes centros urbanos. Os principais motivos são o acesso mais fácil a produtos e serviços, o tempo menor de deslocamento até o trabalho e a segurança.

Tendo um apartamento que atenda à essas necessidades, será possível aproveitar essa procura para ter uma renda extra com aluguéis. Pode-se optar pela forma tradicional e fechar um contrato por vários meses.

Um bom analista de investimento pode lhe apontar oportunidades em apartamentos que fogem do óbvio.

Venda

Você pode estar se perguntando: “como vender um apartamento que eu acabei de comprar pode ser um bom negócio?”

Já falamos aqui das vantagens de comprar um apartamento na planta, mas vamos recapitular alguns pontos: quanto menos avançado for o estágio da construção, maiores serão as chances de valorização desse apartamento no futuro.

Esse destaque também pode acontecer quando o dono faz investimentos menores, como uma reforma ou instalação de móveis planejados.

Assim, comprar um apartamento, melhorá-lo e vendê-lo depois, pode sim se tornar uma boa fonte de investimento em imóveis.

Assista o que o Ricardo Amorim diz sobre o momento do Mercado Imobiliário:

Assista a projeção do Ricardo Amorim sobre o momento do Mercado Imobiliário.

Se você ainda está em dúvida sobre alguns desses pontos ou quer saber mais informações antes de fechar uma compra, assine nossa newsletter. Dessa forma, você receberá todas as novidades mais recentes do mercado de imóveis em primeira mão!