Quem disse que viver em um apartamento prejudica o seu contato com a natureza? O fato de não dispor de um pátio não o impede de manter um jardim. Portanto, basta um mínimo espaço, um pouco de criatividade e alguns cuidados básicos. Assim, você já pode manter um jardim de inverno pequeno, aproveitando os benefícios das plantas.

Neste post, você vai saber como cultivar um cantinho elegante e charmoso no seu apartamento. Confira nossas dicas e descubra quais aspectos avaliar para conseguir o frescor das plantas sem dispor de um grande espaço!

afinal é possível ter jardim de inverno em apartamento?Espaço

Mesmo em apartamento, há diferentes espaços que pode ser instalado um jardim de inverno. Sacada, o vão da escada, parte da sala de estar ou de um quarto são ambientes ideais para a finalidade. Enfim, a definição desta área vai depender do local que você dispõe e principalmente, de seu gosto pessoal.

A sacada ou varanda, por serem cômodos com maior incidência de sol, costumam ter preferência nesta escolha. Mas isso não é uma regra. Quando há menos espaço, é possível, inclusive, montar um jardim de inverno vertical, instalando uma jardineira junto a uma janela, por exemplo. O segredo consiste na criatividade para montar o ambiente.

Tipos de plantas

A princípio, o cuidado se deve na escolha das plantas que você vai cultivar no jardim de inverno quanto ao seu porte. Em apartamento não é possível manter as espécies maiores. Porém, há uma infinidade de opções para você escolher, como flores de diferentes tipos, bonsais e ainda as folhagens médias.

Também é preciso respeitar a necessidade de luz. Se o jardim de inverno ficar em uma área com pouca luminosidade, as plantas devem ser adaptáveis a este ambiente. Ainda vale ressaltar a checagem das espécies escolhidas, observando se sobrevivem bem com a ausência de grama e menos terra.

Cuidados

A escolha do tipo de planta também será determinante na forma como deverá ser feita a manutenção do seu jardim de inverno. Algumas espécies exigem cuidados mais frequentes. Outras se mantêm saudáveis por maior tempo, sem a necessidade de receber tanta atenção.

Asim também, o indispensável é ficar alerta à demanda de água, o que varia de espécie para espécie. Fazer a limpeza periódica das folhas e proteger as plantas contra infestações de fungos, larvas e insetos.  E ainda, efetuar a adubação periódica, é outra recomendação interessante.

afinal, é possível ter jardim de inverno em apartamento

Acessórios

Criatividade também serve como palavra-chave quando falamos dos acessórios que vão compor o jardim de inverno, com as plantas escolhidas. Logo, o uso de pedras brancas, de diferentes tamanhos, por exemplo, deixa o ambiente mais charmoso e ajuda a evitar que a terra se espalhe.

Vasos suspensos, fontes e estruturas de madeira são comuns em um jardim de inverno pequeno. Dependendo da disponibilidade de espaço, a instalação de decks ou móveis, como namoradeiras, para compor o espaço figuram como boa alternativa.

Como você viu, basta um pequeno espaço e um pouco de criatividade para ter uma área natural em seu apartamento. Claro, é preciso colocar as mãos na terra e cultivar suas plantas preferidas.

Dessa forma, se você tiver dúvidas ou quiser um ar mais sofisticado para seu jardim, não hesite em escolher um bom profissional.

Além de manter um espaço elegante, cuidar de um jardim é uma verdadeira terapia. Não deixe de experimentar!

Gostou do conteúdo sobre como organizar um jardim de inverno pequeno? Que tal compartilhá-lo com os amigos em suas redes sociais?