A vida cosmopolita tem deixado cada vez mais as pessoas sedentas da natureza. Não é à toa. Pesquisas ligadas a um conceito chamado biofilia afirmam que o ser humano, ao longo da evolução, é impelido a amar coisas vivas e não a objetos inanimados.

Por isso nos sentimos tão bem ao entrar em contato com a natureza. Mas, como resolver essa questão morando em um apartamento?

A vivacidade das plantas, aliada a um bom design, dará um toque de elegância e charme ao apartamento. Caso a varanda seja espaçosa, melhor ainda. Para um projeto de paisagismo de sucesso alguns pontos como o vento, a iluminação, o adubo, os tipos de plantas e os vasos têm que ser pensados com cuidado.

No post de hoje, listamos dicas de paisagismo para que você possa montar seu próprio cantinho, não importa se na varanda ou na sala. Continue a leitura e confira o que pode ser feito.

1. Fique atento ao vento

No caso de locais que circulem ventos fortes, plantas com folhas largas e compridas serão um problema. Deste modo, opte por plantas como orquídea-bambu, lavanda, mussaenda, agave, entre outras. Ou seja, plantas medianas e com caules fortes.

2. Faça uma parede de escalada

No caso de uma varanda menos espaçosa, ou na ausência dela, coloque os vasos de plantas na parede. Com ripas de madeira de demolição e caixas de aço galvanizado é possível ter um cantinho cheio de texturas e estilo. Samambaias são perfeitas para essa combinação.

3. Invista nas folhas verdes, frescas e orgânicas

Imagine lembrar que precisa de alecrim enquanto estiver cozinhando. Em vez de ter que ir ao supermercado, caminhar até o jardim e retirar o tempero fresco e livre de agrotóxicos. Além de mais saudável, ter uma horta com as principais verduras, temperos e especiarias no apartamento dará beleza e aroma ao jardim.

Uma opção interessante são os painéis treliçados com prateleiras. Neles, poderá colocar vasos com as mais diversas hortaliças. Para o cultivo, uma dica é usar substrato. Eles possuem bastantes nutrientes, são mais leves e precisam ser trocados com menos frequência do que a terra comum.

4. Use toques elegantes

No caso de escolher a varanda como alternativa para seu jardim, tenha em mente uma decoração com toques elegantes e elementos neutros. O design escandinavo funciona muito bem neste caso. Cores mais neutras vão equilibrar o ambiente cheio de verdes e, se for do seu interesse, o colorido das flores.

5. Plantas para dicas de paisagismo

Quando o assunto é o tamanho do vaso e iluminação as incógnitas são grandes, mas não há muito segredo: em ambientes com pouca luz solar, as orquídeas são uma ótima opção; quando o local é mais iluminado, plantas como o buxixo e a azaléia são as melhores escolhas.

No caso de raphis e antúrios, essas são plantas que precisam de vasos grandes para serem cultivadas. Em vasos médios, samambaias, columeias e lírios da paz funcionam bem. Ainda existe a opção de cultivar plantas na água como as jiboias e bambu da sorte, por exemplo.

6. Pense bem nos tipos vasos

Os tipos de vasos são bem importantes no momento de pensar a composição do jardim. Reflita sobre as cores, formatos, materiais e acabamento de cada um. Eles devem ornar com o tipo de jardim e estar de acordo com a planta que será cultivada. Para facilitar a manutenção das plantas, fuja dos vasos muito pesados. No entanto, se não houver para onde correr, use rodízios embaixo deles.

7. Faça parte do ambiente

Espreguiçadeiras e banquinhos não podem ser esquecidos. Para que seja possível a interação da família com o cantinho mais natural da casa, esses móveis precisam fazer parte do ambiente. Para quem tem espaço, investir numa mesa para que o café da manhã seja no local é uma boa pedida.

Além de bonito, um jardim em uma varanda de apartamento traz bem-estar e frescor ao ambiente. Se você tem pouco espaço, uma sugestão é criar hortas verticais charmosas e com uma boa variedade de plantas menores. Com inspiração e criatividade é possível ter um apartamento incrível!

Gostou das nossas dicas de paisagismo? Então compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais!