Decorar o quarto das crianças é uma diversão para os pequenos e também para os pais. É o momento de soltar a imaginação e misturar cores e formas de acordo com a personalidade dos filhos. Há vários modelos e estilos de decoração para quarto infantil e você pode escolher um ou usar um pouco da decoração de vários.

A verdade é que, no mercado, existem tantas opções que os pais podem se sentir um pouco perdidos na hora de fazer a escolha certa. Por isso, vamos abaixo oferecer algumas dicas para orientá-lo da melhor forma possível!

1. Crie um canto para os estudos

Essa é parte do quarto que não pode faltar de forma alguma se você deseja estimular o seu filho a estudar. É importante que um espaço seja reservado apenas para essa finalidade. Uma mesa com uma cadeira regulável na qual ele fique confortável para fazer as atividades da escola é muito importante. Esse espaço também precisa ser bem iluminado.

2. Foque na iluminação

Outro ponto de extrema importância é a iluminação. Ela precisa ser adaptável e ajustável, especialmente se estamos falando do quarto de um bebê. Aproveite ao máximo a luz natural não só para economizar na conta de energia, mas também por ser mais saudável para a criança. Acrescente cortinas que possam deixar a luminosidade um pouco mais baixa para a soneca durante o dia.

3. Use as cores que as crianças mais gostam

Quando as crianças estão um pouco maiores elas já conseguem mostrar as preferências pelas cores. Uma ótima maneira de não se sentir perdido na hora de escolher a decoração de quarto infantil é utilizando a cor que os seus filhos mais gostam. Assim, fica mais fácil escolher a roupa de cama, o papel de parede e outros itens para o quarto.

4. Invista em papel de parede

Eis uma excelente forma de dar ao quarto uma decoração incrível sem precisar usar tinta e outros produtos que prejudiquem as crianças. Além disso, pode sair bem mais em conta. Escolha uma das paredes do quarto para aplicá-lo caso ele tenha estampa ou cores mais fortes. Aproveite para escolher uma estampa de algo que o seu filho goste, ele pode ajudá-lo a escolher o papel de parede ideal.

5. Deixe os brinquedos e livros sempre ao alcance

Além de bonito, o quarto das crianças precisa ser funcional para elas. Os pequenos precisam saber que podem pegar os brinquedos e também os livros a hora que quiserem brincar. Assim, você consegue dar mais autonomia a elas em vez de ter que sempre ir ajudá-las em alguma coisa. Faz bem para você e para os filhos também, além de estimular a criatividade e o aprendizado.

6. Use um tema

Se você ainda está com dificuldade sobre como fazer a decoração de quarto infantil, pode escolher uma temática. Isso costuma ajudar muito. Por exemplo, o tema marinheiro para o quarto dos meninos estabelece as cores branco e azul-marinho e assim, a escolha se torna mais fácil. Para o quarto das meninas, pode estabelecer um tema floral ou de animais como corujas, gatinhos e outros.

Você tem mais dicas para ajudar outros pais a decorar o quarto dos pequenos? Então, comente abaixo!