Você faz parte do grupo de profissionais que tem um escritório em casa? Então, sabe dos privilégios que esse tipo de trabalho oferece. Contudo, se a decoração home office não for bem-feita, desempenhar as funções profissionais no lar pode se transformar em um grande desafio.

Mas, por que o design da área de trabalho é tão importante? Como realizar uma decoração do seu jeito e impressionar quem visita o seu cantinho profissional? Vamos revelar alguns segredos para você. Acompanhe o nosso artigo!

Por que se preocupar com a decoração home office?

Muitos acreditam que possuir um escritório caseiro tornará o serviço menos estressante, formal ou restritivo. É verdade que isso pode acontecer, mas é importante lembrar que o home office é um regime de trabalho como outro qualquer, com responsabilidades e desafios.

Sendo assim, é fundamental que o local escolhido para montar o seu escritório seja aconchegante, confortável e, acima de tudo, agradável.

O que fazer para tornar o home office um lugar incrível?

Você pensa que, para trabalhar em casa, basta ter uma mesa e um computador? Então, as seis sugestões que daremos a seguir vão mudar esse conceito. Confira!

1. Mantenha a organização

O home office precisa ser prático e funcional, sendo essencial manter a organização. A mesa deve, por exemplo, estar limpa e livre de papéis e objetos desnecessários.

Para os trabalham que envolvem o manejo de documentos e outros impressos, a solução é arrumar tudo em bandejas e pastas. Já os itens pequenos e indispensáveis aos escritórios podem ser guardados em caixas ou cestos próximos a você.

Existem também os documentos importantes que são consultados com frequência, os quais devem ser armazenados em armários e gavetas. Uma dica: invista em gaveteiros, já que eles são móveis muito funcionais para manter a papelada em ordem. Por fim, nunca misture itens de sua vida pessoal com os da profissional, combinado?

2. Imprima o seu estilo

Imprima personalidade na decoração home office. O seu estilo é formal ou descontraído? Gosta de um design temático ou neutro? O tipo de serviço que presta exige um ambiente criativo ou sóbrio? Com base nessas informações, você pode criar um escritório incrível e personalizado.

3. Crie uma atmosfera de tranquilidade

A escolha do espaço para o home office depende de alguns fatores. Para uns, o quarto é o local ideal. Há também quem prefira a sala ou um cômodo exclusivo para o escritório.

Existem casas que dispõem de uma grande área livre, enquanto outras contam com poucos espaços vagos. Seja qual for o local, é essencial criar uma atmosfera de tranquilidade e sem distrações. Dessa forma, a sua produtividade fluirá sem empecilhos.

4. Use cores que estimulam o desempenho

É possível encontrar belas cores que estimulam o desempenho no trabalho, como o vermelho. No entanto, essa tonalidade não deve ter destaque no ambiente, pois, em excesso, causa irritação. Em vez disso, apresente-a em pequenos objetos.

No restante do cômodo, prefira as cores neutras e de tons mais suaves. Assim, você terá um ambiente agradável para cumprir as suas tarefas mais desafiadoras.

5. Ajuste a iluminação

Outro item fundamental é a iluminação. Durante o dia, se possível, permita que a luz natural entre livremente no escritório. Já no período noturno, use uma iluminação uniforme, não ofuscante.

Para isso, luminárias, lâmpadas fluorescentes e um sistema LED podem proporcionar, quando necessário, um ambiente confortável ou vibrante.

6. Escolha bem os móveis

A mobília do home office é um item personalizável, ou seja, se adequará ao tamanho e ao estilo do ambiente. Em locais menores, uma escrivaninha dobrável é prática e ocupa menos espaço.

Mesas compridas e armários cheios de prateleiras, por outro lado, são permitidos quando há fartura de metragem. A cadeira deve ser especialmente escolhida, porque além de combinar com os outros móveis, precisa também ser bem confortável.

Ao seguir as nossas sugestões e acrescentar uma pitada do seu bom gosto, você terá um home office muito prático e elegante.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como a decoração home office pode melhorar o seu desempenho? Aproveite e descubra como definir o estilo da decoração de casa de acordo com a sua idade!