A cozinha é um dos cômodos da casa cuja decoração deve ser o mais funcional possível. Porém, funcionalidade não é tudo — o ambiente precisa ter uma estética harmônica e agradável. Por isso, escolher um bom revestimento para cozinha é fundamental. O ideal é que esse cômodo esteja em consonância com o restante do projeto de decoração da residência.

Na hora de escolher o revestimento, é possível encontrar uma grande variedade de estilos e padrões. Confira, neste post, quais são as tendências mais atuais no que se refere à decoração do cômodo que é um dos mais frequentados e concorridos da casa.

1. Predomínio do preto

Uma tendência sempre presente na decoração de interiores é o uso do preto. Os tons escuros costumam ser usados para garantir toques de sofisticação e elegância aos projetos. Embora muitos resistam por receio de deixar o ambiente escuro, o preto é valorizado também pela neutralidade que imprime ao ambiente.

O fato é que ele está em alta para a decoração da cozinha. Dessa vez, porém, o preto deve se sobrepor ao restante da decoração, sendo cada vez mais o protagonista. Além de ser utilizada nos revestimentos, a cor deve aparecer também em móveis, utensílios e em eletrodomésticos.

2. Variações do cinza

Outra cor que está em alta é o cinza, que pode ser utilizado em diferentes tonalidades e padrões. Além disso, é uma cor que combina bem com o preto que, como você já sabe, é outro preferido do momento no que se refere à decoração da cozinha.

O cinza pode aparecer de diferentes formas: sozinho, acompanhado de outras cores, em tons acetinados, no concreto queimado etc. O que não faltam são ideias e variedades para encaixá-lo em diversos projetos.

3. Pastilhas

Uma tendência utilizada na decoração de outros cômodos e que ganha força também para a cozinha é o uso de pastilhas. As várias opções de cores e combinações garantem ampla variedade de usos nos projetos.

Além de serem perfeitas para o ambiente da cozinha, já que resistem bem à umidade e à água, as pastilhas podem ser utilizadas tanto de forma isolada, como acompanhadas de outros materiais, ressaltando detalhes do cômodo.

4. Integração à sala

Os projetos de cozinha integrada à sala proporcionam um aproveitamento dos revestimentos, que reforçam essa ambientação. Isso pode ser feito tanto a partir do uso de tons próximos quanto no mesmo modelo de piso, por exemplo.

No momento em que, cada vez mais, a cozinha se reafirma como um ambiente para receber e confraternizar, esta alternativa ganha muita força. Uma opção em alta é o uso de porcelanatos que simulam o padrão da madeira, garantindo uma perfeita sintonia entre os dois cômodos.

5. Piso decorado

Outra ideia que está na moda é o aproveitamento do piso na decoração. O uso de porcelanato com diferentes formas e estampas pode trazer um efeito inusitado e interessante. A atenção aqui é no uso das cores, que deve respeitar o restante do projeto, mantendo a harmonia do ambiente.

Essas são algumas opções de revestimento para cozinha que você precisa conhecer antes de bater o martelo quanto ao seu projeto de decoração. Não se esqueça de que tudo no ambiente deve ser equilibrado e funcional, para que o cômodo seja um local cada vez mais agradável e aconchegante.

Agora, para obter essa harmonia, uma dica muito importante é acertar na luz. Por isso, conheça também nossas dicas de iluminação residencial para aplicar ao seu projeto. O que acha?