Foi-se o tempo que cumprir um horário de trabalho dentro de uma empresa era obrigatório. Atualmente, diversas áreas permitem que o profissional trabalhe de casa, com total conforto e domínio do tempo.

Mas, como montar um home office agradável e transformar sua sala de jantar ou quarto em um escritório?

Se vocês quer saber todas essas respostas, continue lendo este artigo. Ele tem tudo que você precisa para transformar sua casa em seu mais novo ambiente de trabalho.

 

1 – Planeje a nova rotina

Para trabalhar em casa é necessário muita rotina, por isso o passo mais importante é o planejamento. Veja as alterações que vão acontecer na sua vida pessoal. Trabalhar em casa requer método e principalmente disciplina. É preciso aprender a separar o home do office.

Avise a família, determine seus horários, e rotinas que deverão ser cumpridas. Afinal, seu escritório em casa não é apenas aquele “cantinho”.

 

2 – Evite as distrações

Um das coisas mais importantes na hora de trabalhar é manter o foco nas atividades para garantir que a produtividade não se abale. Por isso, é importantíssimo separar um espaço da casa onde seja possível se isolar e ficar longe de qualquer coisa que o distraia – pessoas, TV, sons e barulhos externos e mais. Uma dica: se a janela é muito movimentada, invista em uma persiana, assim como este ambiente decorado da foto abaixo.

 

3 – Mantenha a porta fechada para evitar barulho

Continuando o que foi dito no tópico anterior, mantenha a porta fechada e evite o barulho! Um escritório só seu, no qual você possa fechar a porta com chave e não ser incomodado é fundamental, principalmente para quem resolveu trabalhar em casa.

 

4 – Ergonomia é tudo!

O recomendado para qualquer home office é criar uma espécie de extensão da empresa em casa. Por isso, é muito importante ter uma estação de trabalho que seja ergonomicamente perfeita para você. Ou seja, nada de se esticar com o notebook no sofá ou dar aquele jeitinho para se acomodar na mesa de jantar, afinal, passar muitas horas de trabalho em uma posição incorreta pode trazer dores e outros problemas para a sua postura corporal. Então, invista em móveis para escritório, como:

– Cadeira confortável;

– Escrivaninha com gaveteiro;

– Estante para organizar suas coisas;

– Caixas organizadoras;

– Laptop ou desktop (ou os dois);

– Impressora.

 

5 – Mantenha o local sempre organizado

Não adianta ter o espaço certo, os melhores móveis se o seu cantinho de trabalho estiver sempre muito bagunçado. Logo, cuide para que isso não interfira no seu rendimento.

Todos os papéis podem ser armazenados em gavetas ou móveis auxiliares com repartições. Os outros itens devem ser separados em caixas organizadoras, especialmente quando você não os estiver utilizando. Depois de guardar a bagunça, nada vai tirar sua atenção.

 

Concluindo, há várias maneiras de montar um home office, e tudo depende do seu estilo pessoal e dos equipamentos que você precisa para executar suas tarefas diárias.

Independentemente disso, você precisa sempre pensar em um lugar confortável e tranquilo para que você trabalhe com mais organização e comodidade.