Quando se decide comprar um imóvel novo, acertar na escolha da construtora é um passo muito importante para garantir o sucesso do seu investimento. Isso inclui receber o seu imóvel exatamente como prometido, em perfeitas condições e dentro dos prazos estipulados.

Para reduzir as chances de erro nessa tarefa, é preciso tomar algumas precauções. Se você está procurando por uma construtora em Goiânia, siga as dicas que listamos neste post e encontre a melhor empresa para negociar o seu imóvel. Confira!

Importância de acertar na escolha

Avaliar criteriosamente a construtora com a qual se vai negociar pode evitar uma série de perigos envolvendo a sua aquisição. Do contrário, você correrá o risco não apenas de se decepcionar com o imóvel, mas também pode, inclusive, ficar exposto a golpes.

Com o alto investimento que invariavelmente é preciso fazer para adquirir um imóvel, não é recomendável negligenciar esse cuidado, sob pena de sofrer tanto prejuízos financeiros quanto decepção com a qualidade da casa ou apartamento comprados.

Ademais, há muitos problemas que podem ser prevenidos com a escolha de uma boa construtora. Além dos atrasos, que, por si só, são fontes de dor de cabeça, você pode receber um imóvel com especificações diferentes daquelas previamente combinadas.

Problemas de acabamento, materiais de menor qualidade ou estruturas com defeitos são alguns dos riscos que podem ser evitados com uma avaliação prévia da construtora. Por isso, não se deixe levar pelo impulso. Por vezes, um empreendimento aparentemente perfeito, com uma estratégia de marketing tentadora, pode esconder armadilhas que vão render bastante incômodos.

Avaliação da construtora

Confira, a seguir, de que forma você pode avaliar a seriedade da construtora e diminuir os riscos de realizar um mau negócio.

1. Investigue o histórico da construtora

Uma das etapas mais importantes da sua busca pela melhor construtora em Goiânia é investigar o seu histórico para verificar se trata-se de uma empresa confiável. Um ponto de partida para fazer isso é realizar uma busca usando a Internet.

Você pode, por exemplo, analisar suas interações nas redes sociais ou mesmo suas avaliações em sites especializados em relações de consumo, como o Reclame Aqui, em busca de queixas de clientes. Também é importante verificar se há algum histórico de reclamações contra a empresa em órgãos, como o PROCON, ou nas entidades que regulam o setor da construção civil.

2. Confira se a construtora tem prêmios e outras certificações

Não que eles sejam indispensáveis para atestar a seriedade de uma construtora, mas certificações e prêmios que a empresa tenha recebido são bons indicativos de sua preocupação com a excelência no atendimento que ela presta aos seus clientes.

Certificações, como a ISO 9001, por exemplo, são um indicativo de que a construtora investe de forma constante na melhoria de seus processos de gestão e na qualidade tanto dos imóveis que ela constrói quanto do atendimento prestado aos seus clientes.

Premiações e reconhecimentos oferecidos por entidades do setor da construção civil também são bons indicativos do valor da empresa.

3. Verifique a saúde financeira da empresa

Algo muito importante, especialmente para quem vai adquirir um imóvel ainda na planta, é saber qual a situação financeira da empresa. Quando a construtora passa por dificuldades nesse aspecto, há o risco de a obra ser paralisada antes de sua conclusão ou, ainda, de ser entregue com problemas de estrutura ou de qualidade dos materiais.

Em geral, as construtoras precisam de financiamentos para concluir suas obras. Porém, quando os bancos avaliam que ela passa por dificuldades, o crédito pode ficar indisponível e comprometer a conclusão do empreendimento.

Para saber como estão as finanças da construtora, você pode consultar o balanço da empresa e também verificar se ela está envolvida em processos judiciais que se refiram a pendências financeiras. Caso a construtora tenha parceiros no empreendimento em que você deseja adquirir o apartamento, cheque-os também.

4. Confira a satisfação de outros clientes

Ninguém melhor do que os antigos clientes da construtora para atestar a qualidade de sua experiência de compra, correto? Por isso, sempre que possível, consulte-os para saber como se deu todo o processo de negociação.

Assim, você descobrirá se houve atrasos ou problemas no empreendimento, e também verificará como foi o comportamento da construtora no caso de alguma inconformidade. Em uma obra de grande porte, não há 100% de garantia de que não ocorrerá algum problema, no entanto, o interesse e a agilidade da empresa em solucioná-lo demonstram o seu respeito com o cliente.

5. Visite a construtora e as suas obras

Além de pesquisar o histórico da construtora na Internet e ouvir seus antigos clientes, uma visita à empresa é essencial para certificar-se de sua seriedade. Assim, você pode analisar a estrutura da companhia e conhecer as pessoas responsáveis por ela.

Também é recomendável visitar seus canteiros de obras e checar se tudo está de acordo. Analise itens, como a qualificação dos engenheiros responsáveis pelo empreendimento, o cumprimento do cronograma da obra e toda a sua documentação.

Mesmo depois de fechar o negócio, é recomendável fazer visitas esporádicas à obra de seu futuro imóvel. Assim, você verifica se a execução está ocorrendo exatamente como o prometido e registrado em contrato.

Construtora em Goiânia

Com 550 unidades já entregues e mais de mil em construção, a EuroAmérica é uma incorporadora especializada em condomínios de alto padrão com diferenciais de qualidade e inovação do ponto de vista da sustentabilidade.

Por se tratar de uma incorporadora, a EuroAmérica está à frente de todo o processo de comercialização de seus empreendimentos, desde a identificação de uma oportunidade ou demanda até a negociação das unidades com os compradores (diferentemente de uma construtora, que apenas executa a obra).

Esses são alguns dos cuidados que você precisa ter na hora de escolher uma construtora em Goiânia para negociar com segurança a compra de um imóvel novo ou na planta.

Tenha em mente sempre que a compra de um imóvel é um negócio de grandes proporções, que deve ser feito com uma boa dose de planejamento. Logo, antes de bater o martelo, pesquise com cuidado a construtora e fuja da compra por impulso.

O que você achou das nossas dicas para identificar a melhor construtora em Goiânia e garantir tranquilidade na aquisição de seu imóvel? Que tal, agora, entrar em contato conosco, conhecer melhor nossos empreendimentos e encontrar o imóvel dos seus sonhos?