A escolha das cores é importante na hora de finalizar ou reorganizar o lar. Isso porque elas são itens essenciais para dar personalidade a cada canto e ambiente. O preto é uma daquelas tonalidades que as pessoas amam, mas ficam um pouco receosas na hora de usar em seu espaço.

Mas não precisa ser assim! É possível usar o preto na decoração de casa com muito bom gosto, sem que o ambiente fique pesado ou com cara de boate. Confira a seguir 4 maneiras de investir nessa cor com muito estilo!

1. Use o preto para criar contraste

O contraste é uma importante ferramenta para decoradores. Se você tem um espaço apenas com cores claras — ele pode parecer chato e cansativo — por mais lindo que seja.

Uma maneira simples de conseguir um efeito mais atraente é incluir, no meio da suavidade, um item preto, como uma moldura de um grande espelho, um tapete ou mesmo o sofá. É um jeito de garantir um ponto central de atenção, o que acaba ressaltando todo o resto. Você também pode incluir pequenos objetos pretos e assim criar focos interessantes.

Por isso, mesmo que sua ideia seja criar um ambiente claro, investir no preto pode ser o detalhe que faltava para dar mais personalidade e luxo na decoração.

2. Aposte no preto como cor principal

Se você já ama a cor, que tal apostar nela como a principal de um ambiente? Você pode colocá-la nos móveis ou pintar as paredes. É preciso apenas ter alguns cuidados para que o espaço não fique pesado.

Lembre-se de utilizar o preto do mesmo modo que você usa na hora de se vestir: incluindo os acessórios certos para atrair a atenção. Aposte no brilho (prata e outro), nas cores fortes (pink e branco) e em um projeto luminotécnico que garanta bastante luz e conforto.

3. Crie ambientes dramáticos

Já percebeu como a maioria dos teatros tem o palco todo preto? Isso ajuda na hora de criar efeitos dramáticos com luzes e cores. Portanto, se você deseja um pouco mais de drama, usar preto na decoração pode ser a resposta perfeita.

Se você tem uma coleção de arte, as paredes pretas são a base ideal para mostrá-las com muita elegância. Um chão escuro, por exemplo, pode ser a melhor escolha para acentuar todo o resto do ambiente, além de ser um elemento clássico. Também é uma maneira de expor sua linda coleção de tapetes de forma estilosa.

4. Esconda imperfeições

Outra forma de usar o preto é para esconder imperfeições. Uma parede branca, por exemplo, precisa de manutenção constante para não ficar manchada ou encardida, com os pets se arrastando ou mesmo por conta das marcas de mãos, principalmente de crianças.

Ao invés de ficar sempre triste com a cor das paredes, que tal usar uma tonalidade escura para diminuir a preocupação com cada pequeno pontinho amarelado? Fica incrível e é mais fácil de manter com uma pintura anual.

Agora que você aprendeu como usar preto na decoração de casa, inspire-se e transforme algum cantinho com bastante elegância.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Dessa forma você ajuda outras pessoas a também usar essa cor para deixar os ambientes ainda mais bonitos!