Ser um bom investidor é uma tarefa bem desafiadora. Além de ser necessária uma visão aguçada sobre a situação do mercado no qual se deseja investir, há muitos fatores externos que podem comprometer o resultado de uma aplicação financeira. Mesmo assim, alguns querem investir no mercado imobiliário.

Embora essa área seja promissora, um investidor precisa tomar alguns cuidados para ter sucesso. Quais são eles? Acompanhe nosso artigo e descubra! Boa leitura!

Como está o mercado imobiliário atual?

O mercado imobiliário está bem otimista com os rumos da economia. Segundo a revista Exame, apesar da atual crise financeira, aos poucos, percebe-se o reaquecimento do setor imobiliário.

Outra boa notícia é que as construtoras e incorporadoras estão conseguindo manter seus lançamentos de imóveis em dia. E a taxa Selic — indicador importante para o crescimento da economia — está em ligeira queda com a perspectiva de chegar a 6,75%, segundo a Agência Brasil.

Quais cuidados deve-se ter ao investir no mercado imobiliário?

É importante ser positivo, mas também cauteloso. Portanto, daremos algumas dicas para que você não se frustre com o seu investimento imobiliário. Confira!

1. Planeje-se

Antes de tudo, é preciso ter um planejamento. Fazer isso ajudará você a agir com a razão e não com a emoção. Sendo assim, comece definindo em que tipo de imóvel deseja investir, qual é o objetivo que pretende alcançar com ele e quanto dinheiro será necessário para adquiri-lo. Pense também em como pretende realizar o pagamento da moradia.

Uma dica importante é procurar a ajuda de profissionais da área imobiliária que poderão direcioná-lo nesse processo, indicando boas opções de imóveis.

2. Escolha uma construtora confiável

Infelizmente, várias empresas do mercado imobiliário estão envolvidas em ações judiciais por desrespeito ao consumidor. Essa situação poderia ser evitada se, antes de comprar um imóvel, o interessado pesquisasse sobre a credibilidade da construtora ou incorporadora.

Mas como fazer isso? Primeiro, é preciso visitar o site da empresa imobiliária. Dessa forma, você poderá conhecer a história, os empreendimentos, as certificações e as parcerias comerciais que a instituição mantém.

Além disso, investigue a reputação dela perante o público. Normalmente, há comentários positivos ou negativos de clientes sobre a qualidade dos serviços e o respeito ao prazo de entrega da construtora ou incorporadora.

3. Visite o imóvel

Atualmente, é possível visitar um imóvel por meio da realidade virtual  o tour em 3600—, além da tradicional presença física. Não importa qual a forma escolhida para conhecer a moradia, o importante é fazer isso.

É claro que, se o empreendimento está em construção, não será possível visitá-lo pessoalmente. Entretanto, o investidor pode ir, vez ou outra, ao canteiro de obras para ver o andamento da edificação.

Atualmente, esse acompanhamento também pode ser feito pela Internet. Algumas empresas disponibilizam imagens feitas por drones que revelam em que etapa está a construção do empreendimento.

4. Verifique a possibilidade de valorização do empreendimento

É importante discernir a possibilidade de valorização do imóvel, afinal, você deseja que o seu investimento dê um bom retorno financeiro. Sendo assim, observe a região na qual o empreendimento está.

Estude:

  • a estrutura do local;
  • a eficiência dos serviços públicos;
  • os projetos de melhorias;
  • o acesso a mercados, shoppings e outros tipos de comércio;
  • a proximidade a escolas etc.

Tente reparar se a região está em crescimento e se esse desenvolvimento é organizado ou não. Investigue também como o lugar é reconhecido. Por exemplo, é um local considerado nobre ou de alto padrão? Há outros empreendimentos de luxo nas redondezas?

Enfim, com um pouco de cautela e organização, é possível tornar-se um investidor de sucesso no mercado imobiliário.

O que achou do nosso artigo? Aprendeu como investir no mercado imobiliário? Então gostará de ler também sobre os 4 motivos para você escolher um imóvel com boa localização. O que acha?