Em breve, chega gente nova em casa. O clima é de expectativa, afetos e cuidados. A composição do enxoval e a decoração de quarto de bebê são algumas das providências que demandam a atenção e o carinho, não somente do papai e da mamãe, mas também de parentes e amigos.

Felizes com esse momento maravilhoso, preparamos este post para que a organização do “ninho” do pimpolho seja maravilhosa. O texto traz dicas práticas e úteis de decoração para ter um quarto bonito, agradável, elegante, seguro, confortável e cheio de comodidade para um recém-nascido. Boa leitura!

Antes de começar, planeje um lugar de acolhida

Um quarto lindinho para o neném pede muito mais imaginação e planejamento do que gastos desnecessários. O fundamental é que a criança possa desfrutar de um ambiente acolhedor e que os pais também se sintam bem em um espaço no qual passarão boa parte do tempo.

Em vez de ir às compras, a sugestão é que você, antes, meça a área, sem se esquecer dos armários embutidos (se tiver) e incluindo o espaço que precisa para abrir portas e janelas.

Vale a pena também buscar a opinião de quem já teve filhos. Geralmente, aconselharão a não cometer certos erros que causaram transtornos a eles, principalmente na aquisição de objetos que foram muito pouco usados.

Lembre-se que o quarto do pequeno não é um mostruário de móveis. Ele precisa de itens básicos do mobiliário e de acordo com o tamanho do cômodo. É um local que deve estar sempre arejado e limpo, e a segurança deve estar à frente da beleza para garantir a proteção da criança.

Sabendo disso, vamos às dicas principais!

1. Berço

Um berço com módulos versáteis é a recomendação para áreas pequenas. Caso o quarto seja bem menor, uma opção é o que tem um trocador e gavetas agregados. Assim, você não precisará de uma cômoda e pode até ganhar um espaço extra.

Ele também funciona bem em quartos maiores, especialmente pelo fato de que tudo fica à mão na hora de trocar a fralda ou a roupa do rebento. No mercado, estão disponíveis modelos que se transformam em minicama, escrivaninha e cama de solteiro, o que significa que o investimento valerá por mais tempo.

2. Cômoda

Lembre-se de que o seu filho crescerá e, claro, aquelas roupinhas lindinhas e pequenininhas serão substituídas por outras maiores e com mais volume. Então, é melhor adquirir um móvel com gavetas de tamanhos diferentes para guardar o vestuário.

3. Poltrona de amamentar

É um conforto para a mamãe e o filhinho. Prefira uma que tenha um forro que facilite a limpeza — couro sintético ou com a aplicação de impermeabilizante, por exemplo. Não tem como evitar o leite derramado e as golfadas do bebê, sendo assim, o melhor é estar preparado! Com esses tipos de revestimentos, a lavagem poderá ser feita de forma rápida e sem estragar o móvel.

4. Mesa de apoio

Você pode usar para instalar um abajur, colocar um relógio, chupetas, mamadeira e até um equipamento de som para ouvir música instrumental relaxante, que faz muito bem e contribui para o sono do neném.

Além desses itens, a decoração de quarto de bebê merece cortinas, bandôs, um cortinado para o berço e as paredes em tons mais vibrantes, que destacam as cortinas, principalmente as de voile.

Se preferir, pode aplicar um papel de parede adesivo com temas infantis. Mas não se esqueça de que, em breve, o morador pode querer mudar o “clima” do seu espaço.

Gostou do tema deste post? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e amigas por meio de suas redes sociais?